SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE MEDICINA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE 2017 À 2021 NO BRASIL

Autores

  • Maria Gabriela Martinez
  • Ana Liz Souza Calixto

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2911

Palavras-chave:

SÍNDROME DE BURNOUT, ESTUDANTES DE MEDICINA, EXAUSTÃO EMOCIONAL

Resumo

Introdução: A Síndrome de Burnout é uma condição de sofrimento psíquico que se desenvolve como uma resposta à estímulos estressores contínuos aos quais o indivíduo é submetido em suas atividades laborais, apresentando três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e baixa realização profissional, estes sintomas são avaliados através da escala de Maslach (MBI-SS), sendo amplamente utilizada na caracterização síndrome de burnout. Estudantes de medicina estão cada vez mais suscetíveis a desenvolver tal agravo, pois além dos fatores estressores que estes passam com cargas horárias extensas e estressantes de estudos, há o fato destes lidarem diretamente com pacientes, o que poderá contribuir para o surgimento das dimensões dessa síndrome antes mesmo da sua formação. Objetivos: Buscar evidências científicas para identificar a prevalência da síndrome de Burnout em acadêmicos que cursam medicina em instituições de ensino superior brasileiras. Material e métodos: Para atingir o objetivo proposto do estudo realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva, através de uma revisão cientifica e bibliográfica. Resultados: Foram encontrados 30 artigos, destes não atenderam aos critérios de inclusão: 05 artigos - ano de publicação (2017 a 2021); 02 artigos - idioma (português); 02 artigos - texto completo (gratuito); 11 artigos – instrumento de coleta (escala MBI-SS), o que resultou em 10 artigos. Sendo que, 03 não estavam relacionados diretamente ao tema estudado, a amostra final se totaliza em 07 artigos para análise e discussão. Dentre os 07 artigos selecionados, 03 estudos obtiveram resultado positivo para Síndrome de Burnout, com escores elevados para a dimensão exaustão emocional, comprovando que tal síndrome pode ocorrer ainda na fase acadêmica e consequentemente permanecer durante a vida profissional desses indivíduos. Conclusão: Os resultados demonstram um cenário acadêmico brasileiro positivo para Síndrome de Burnout, com escores elevados para a dimensão exaustão emocional e também sugerem que a Síndrome de Burnout é um problema relevante de saúde pública no Brasil, uma vez que vem ocorrendo com vários acadêmicos de medicina em diferentes instituições dos estados brasileiros.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Martinez, M. G. ., & Calixto, A. L. S. . (2021). SÍNDROME DE BURNOUT EM ACADÊMICOS DE MEDICINA: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE 2017 À 2021 NO BRASIL. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 147. https://doi.org/10.51161/rems/2911

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional