RELAÇÃO ENTRE DIVERSIDADE DE IMATUROS DE TRICHOPTERA E HABITAT EM RIACHOS AMAZÔNICOS
Palavras-chave:
Inseto aquático, folhiço, substrato de madeira, micro habitatResumo
Ecossistemas de riachos na Amazônia são fortemente influenciados pelas características do ambiente terrestre adjacente. Por exemplo, a vegetação ripária disponibiliza matéria e energia alóctone para a biota aquática, através de folhas, gravetos e madeira que caem da floresta e compõem o substrato de riachos. Esses substratos fornecem habitat ou item alimentar para uma diversidade de organismos, mas esse recurso pode variar e/ou diminuir dependendo da alteração na vegetação ripária. Nesse contexto, o nosso objetivo foi avaliar a riqueza e abundância relativa de Trichoptera em gradiente de substratos orgânicos (folha e madeira). Nós amostramos 34 riachos localizados na Floresta Nacional de Caxiuanã, sendo 17 íntegros e 17 alterados por influência humana. Nós amostramos os imaturos de Trichoptera e quantificamos a proporção de substrato de folha e madeira em um trecho de 150 m definido em cada riacho. O efeito do gradiente de substrato na riqueza e abundância de imaturos de Trichoptera foi avaliado usando regressão linear simples. Além disso, nós observamos a distribuição da abundância relativa de Trichoptera nos gradientes de substratos através de um gráfico composto genérico. Os resultados mostraram que houve relação significativa e negativa da riqueza (r2 = 0,279; p = 0,001) e abundância (r2 = 0,13; p = 0,04) de imaturos de Trichoptera com o gradiente do substrato de folhas. Quanto maior a proporção desse substrato no riacho, menor foi a riqueza e abundância relativa observada de gêneros. Não houve relação de abundância (r2 = 0,0003; p = 0,9287) e riqueza (r2 = 0,0028; p = 0,765) de gêneros com o gradiente de substrato de madeira. Apesar de estudos prévios mostrarem a estreita relação de Trichoptera com substratos de folha e madeira, nós observamos que riqueza e abundância de Trichoptera foi baixa quando há predominância apenas de um tipo de substrato. Ainda assim, concluímos que a heterogeneidade de substrato se constitui como uma importante característica ambiental preditora da diversidade de insetos aquáticos em igarapés amazônicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.