EFEITOS DA PERDA DE INTEGRIDADE AMBIENTAL EM COMUNIDADES DE ANISOPTERA IMATUROS (ODONATA) EM RIACHOS DA AMAZÔNIA ORIENTAL
Resumo
Introdução: As mudanças no uso da terra, provocadas pelas atividades agropecuárias e de mineração, modificam a paisagem e causam alterações nas características ambientais dos riachos amazônicos, removendo a vegetação ripária, diminuindo a integridade ambiental e a biodiversidade aquática. Objetivo: Diante desse cenário, nosso objetivo foi avaliar os efeitos da perda de integridade ambiental causadas pelas mudanças nos usos da terra nas comunidades de Anisoptera imaturos. Testando a hipótese de que a diminuição da integridade provoca um aumento da riqueza de gêneros e na abundância de indivíduos. Essa relação antagônica do que a prevista pelas teorias ecológicas se deve ao hábito generalista de algumas espécies e à estreita dependência dos Anisoptera adultos da radiação solar, que é maior nos riachos impactados. Material e métodos: Foram amostrados 30 riachos de até terceira ordem no município de Paragominas, Sudeste do estado do Pará, durante a estação estiagem nos anos de 2015 e 2017. Os usos da terra foram mensurados usando imagens de satélite e a integridade ambiental dos riachos foi estimada com o Índice de Integridade do Hábitat (IIH). Resultados: Foram coletados 329 indivíduos distribuídos em quatro famílias e 26 gêneros. A hipótese de que a comunidade teria relação negativa com a integridade ambiental foi corroborada, uma vez que houve um aumento na riqueza de gêneros (r² = 0,392; p < 0,001) e da abundância de indivíduos (r² = 0,533; p < 0,001) nos riachos com menor integridade ambiental. Um gênero foi adicionado à comunidade a cada diminuição de 0,15 no IIH, enquanto que para a abundância uma redução de 0,10 no IIH correspondeu à adição de três indivíduos na comunidade. Conclusão: O padrão de distribuição das comunidades de Anisoptera ao longo do gradiente de alteração ambiental pode servir como um termômetro de intensidade de impactos antropogênicos, contribuindo para o monitoramento e a elaboração de estratégias de conservação. Portanto, a manutenção da cobertura vegetal é essencial para o equilíbrio das condições ambientais e conservação dos recursos naturais dentro dos riachos, bem como para estrutura das comunidades aquáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.