OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA ECOLOGIA DA ICTIOFAUNA AMAZÔNICA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2698Palavras-chave:
ALTERAÇÕES HIDROLÓGICAS, MUDANÇAS NO CLIMA, PEIXES DA BACIA AMAZÔNICA, PROJEÇÃOResumo
Introdução: As alterações hidrológicas oriundas das mudanças no clima geram consequências em todo o ecossistema aquático amazônico e em específico, para os peixes, um grupo fortemente influenciado pelas mudanças climáticas regionais. Objetivos: Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi abordar a influência das mudanças climáticas sobre a ictiofauna amazônica, verificando quais os possíveis impactos na ecologia dos peixes. Material e métodos: O estudo é teórico conceitual, onde foi realizado um levantamento bibliográfico com buscas nas bases de dados Periódicos Capes Scielo e Google Acadêmico, utilizando as palavras-chave mudanças no clima, peixes da bacia amazônica, alterações hidrológicas e projeção, bem como seus respectivos em inglês. Resultados: A partir das pesquisas realizadas verificou-se que as projeções apontam um cenário crítico para a região amazônica quando se trata dos impactos que as mudanças climáticas terão sobre a ictiofauna para os próximos 80 anos. Além das mudanças na dinâmica do sistema hidrológico, há mudanças pontuais que podem ter profundos efeitos sobre as comunidades de peixes, com destaque para: alterações na interface ar-água; maior incidência de radiação ultravioleta; lixiviação de sais; assoreamento, diminuição das áreas usadas para alimentação e berçários, diminuição da disponibilidade de oxigênio e aumento da temperatura. As espécies de peixes ativas apresentam altas demandas energéticas a fim de suprir os custos de manutenção para uma alta atividade e, por isso, apresentam uma reduzida tolerância térmica e apresentam grandes distúrbios osmorregulatórios, que podem ter importantes impactos na capacidade de sobrevivência ao longo prazo. Espécies como Hyphessobrychon melazonatus apresentam alterações metabólicas e danos celulares quando aclimatas as condições climáticas futuras, apresentando os maiores índices de mortalidade, danos lipídios e redução na janela térmica. Conclusão: Assim, os efeitos das mudanças climáticas sobre os peixes amazônicos são de grande magnitude, em escala regional e global, com severos impactos ambientais e ecológicos, sociais, econômicos e culturais em todo o planeta. Dessa forma, é necessário mais pesquisas para que se possam desenvolver estratégias para mitigar as mudanças climáticas na Amazônia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.