AVALIAÇÃO DE MATERIAIS ISOLANTES NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM PLANTAS DO TIPO SUCULENTAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2668Palavras-chave:
ENERGIA LIMPA, ENERGIA RENOVÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FOTOSSÍNTESEResumo
Introdução: O acesso à energia elétrica é um requisito básico de cidadania. Entretanto, aproximadamente 800 milhões de pessoas não possuem tal recurso, sendo considerado um grande desafio global no século XXI. Devido a crescente preocupação com as mudanças climáticas, estamos vivenciando uma tendência em desenvolvimento e mudança das matrizes energéticas atuais para fontes renováveis e limpas. Objetivo: Objetivou-se avaliar a eficiência na geração de energia elétrica usando plantas do tipo suculentas (Sedum burrito e Crassula ovata) em recipientes de diferentes materiais isolantes (argila e polietileno) e diretamente na terra. Materiais e métodos: Foram utilizados 10 (dez) recipientes com volume de 0,5 L. Cada vaso apresentava um espécime de suculenta em solo humoso. Para o circuito 1, utilizou-se 5 (cinco) recipientes feitos de cerâmica. Já para o circuito 2, empregou-se 5 (cinco) vasos confeccionados de polietileno. Para o circuito 3, o método foi aplicado diretamente na terra. Na produção dos eletrodos, foram utilizadas placas de cobre (cátodo) e zinco (ânodo), colocando-se um cátodo e um ânodo por vaso (circuitos 1 e 2), sendo o diferencial do circuito 3 a ausência do isolante elétrico. Estas placas foram interligadas em série por fios de cobre não esmaltados. As medições das tensões foram feitas com os eletrodos totalmente enterrados e semienterrados, respectivamente, a partir de um multímetro digital. Resultados: Dessa forma, o circuito 1 gerou 4,2V (enterrados) e 2,8V (semienterrado). No circuito 2, mediu-se 6,9V e 3,8V. Os valores foram suficientes para alimentar 2 (duas) (circuito 1) e 3 (três) (circuito 2) lâmpadas de LED de tensão nominal de 2V e corrente de 20mA. Já o circuito 3, apresentou tensão praticamente nula, visto que o solo funciona como dispersor de elétrons (fio terra). Conclusão: Visando o conceito de sustentabilidade, o estudo aplica uma metodologia sustentável da geração de uma pequena fonte de energia elétrica limpa e renovável. A metodologia não apresenta dificuldade para aplicação e montagem, uma vez que emprega materiais de fácil acesso. Os resultados de tensão elétrica obtidos experimentalmente sugerem possível alternativa ao uso crescente e irracional dos recursos naturais, também podendo ser utilizado como material de educação ambiental.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.