A VIAGEM DE NOCA:
UM JOGO PARA CONHECER AS FUNÇÕES DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2361Palavras-chave:
SUSTENTABILIDADE, ATIVIDADE LÚDICA, CIÊNCIAS DO SOLOResumo
Introdução: Na conservação do meio ambiente é de vital importância perceber que o solo é o suporte para todos os ecossistemas terrestres, sendo tão precioso para a humanidade quanto o ar e a água. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo principal dar a conhecer as definições de solo e suas funções, segundo a atribuição conferida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Material e Métodos: O tema de Funções do Solo foi introduzido através da leitura da coleção de livros infantis: O Mulungu - Agroecologia para gente que cresce, da EMBRAPA, para alunos de oito turmas do ensino primário em escolas públicas do Rio de Janeiro. A fixação do conteúdo foi feita através do jogo A Viagem de Noca, constituído por um tabuleiro de casas com diferentes saídas: desertificação, erosão, solo-contaminado e Vila Ambiente Feliz. O objetivo era levar a minhoca Noca à Vila Ambiente Feliz que ainda estava por ser construída. Para isso, cada grupo de jogadores contava com cartas, retiradas aleatoriamente, que traziam materiais e ações para a construção da Vila e que podiam causar prejuízo ou benefício ao solo. Cada grupo de jogadores tinha autonomia para decidir usar a carta ou descartá-la. Algumas cartas mostravam a retirada de materiais do solo, como água, nutrientes e materiais geológicos e outras cartas mostravam a recolocação de materiais através de compostagem, agricultura-rotativa, proteção de cobertura e projetos de reciclagem. De acordo com o somatório das ações e materiais escolhidos, os jogadores poderiam obter cartas-resultado que definiam quantas casas e em que direção andar. Resultado: Todos os alunos participaram da atividade do início ao fim com muito entusiasmo e curiosidade. Os alunos perceberam que para cada ação escolhida existe uma consequência e o importante é buscar alternativas para um uso consciente e sustentável do solo. Conclusão: O jogo mostrou-se uma ferramenta eficaz para motivar a participação e prender a atenção do público infantil, facilitando a aprendizagem dos conceitos abordados dentro do tema de Funções do Solo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.