ABRAÇU: DESENVOLVENDO O VOLUNTARIADO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2103Palavras-chave:
VULNERABILIDADE SOCIAL, ENGAJAMENTO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELResumo
Introdução: Os critérios ESG (Environmental, Social and Governance) adotados em empresas têm direcionado ações para alcançar êxito nos objetivos desenvolvimentos sustentáveis (ODS). Dentro desses critérios, o voluntariado tem papel de destaque no engajamento das pessoas para transformar a sociedade, sobretudo, no cumprimento da Agenda 2030. Neste contexto, surge o Programa de Voluntariado ABRAÇU, organizado por colaboradores da Porto do Açu e de demais empresas do complexo portuário para ajudar comunidades do entorno, em Campos dos Goytacazes (RJ) e São João da Barra (RJ). Objetivo: Estimular e valorizar o trabalho voluntário através de ações socioambientais vinculadas a organizações sociais e/ou iniciativas individuais de grande valor e reconhecimento local. Material e métodos: As ações do ABRAÇU iniciaram em 2017 e desde então vem atuando em causas na região Norte Fluminense. As atividades envolvem a realização de campanhas de arrecadação, doação e ações culturais. Os dados gerados foram obtidos a partir de observação direta e análise do discurso em conversas com voluntários. Resultado: Dentre as campanhas realizadas pelo ABRAÇU, destacam-se a arrecadação e doação de nove toneladas de alimentos, 1.500 agasalhos e 689 brinquedos, além da realização de atividades culturais em escolas públicas e doação de sangue. Até o momento, houve o engajamento de 2.740 participantes, totalizando 23 ações de voluntariado, que beneficiaram 7.010 pessoas de 35 instituições. Em conversas com os colaboradores, frequentemente é relatado a satisfação de participar do Programa ABRAÇU. Portanto, essa ação contribui para o atendimento direto dos ODS: 01 (erradicação da pobreza), 02 (fome zero e agricultura sustentável), 03 (saúde e bem-estar), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação). Conclusão: As ações do ABRAÇU contribuíram na integração dos colaboradores do porto na comunidade e reduziram a situação de vulnerabilidade social de milhares de pessoas do território. Neste sentido, a iniciativa obteve resultados positivos e deve ser incentivada para ajudar no desenvolvimento sustentável da região.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.