OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DE GORDURA DE FRANGO
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/2041Palavras-chave:
BIOCOMBUSTÍVEL, RESÍDUOS SÓLIDOS, BIODISELResumo
Introdução: Com a crescente preocupação com os impactos sociais e ambientais dos combustíveis fosseis, abriu-se a busca para novas fontes de energia. Uma dessas é o biodiesel uma fonte com um grau de renovação compatível com a necessidade antrópica e viável economicamente. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi obter combustível a partir da gordura de frango. Resíduo sólido que atualmente contamina as águas e o solo em vazadouros a céu aberto e aterros. Com o tratamento do resíduo de gordura de frango convertido em biodiesel diminui-se o volume de resíduos nos aterros e se economiza com a importação de diesel fóssil quando agregado a este; nos chamados BX. Metodologia: A metodologia adotada foi a de estudo de caso. A produção foi realizada a partir de resíduos de uma feira de rua localizada no Bairro Assunção na cidade de São Bernardo do Campo. Fundiu-se a gordura entre 80ºC a 110ºC de temperatura, durante 71 minutos, depois de filtrada se fez a reação de transesterificação. Foi realizada a separação da glicerina, do sabão e biodiesel por um funil de separação. Resultados: Depois realizou-se as analises de padrões de biodiesel. Foi obtido 55% de biodiesel a partir de 200mL de óleo. As analises de qualidade ficaram dentro dos padrões delimitados pela ANP. Conclusão: constatou-se que a gordura de frango é uma matéria-prima em potencial para a produção de biodiesel, podendo contribuir com a redução de resíduos sólidos gerados nos frigoríferos e como alternativa na geração de energia como substituta de combustíveis fósseis. Assim, contribuindo com uma forma de energia mais sustentável.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.