POLINIZANDO O SABER: PROJETO LEVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS E JOVENS UTILIZANDO ABELHAS COMO MODELO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1805Palavras-chave:
ABELHAS SEM FERRÃO, CONSERVAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, POLINIZAÇÃOResumo
Introdução: Nos últimos anos foi observado um declínio na população de abelhas e, sendo elas essenciais para o equilíbrio ecológico e para a agricultura, torna-se necessário conscientizar a população sobre a importância de sua conservação. Objetivo: Difundir conhecimento sobre abelhas para crianças e jovens e incentivar práticas conservacionistas. Materiais e métodos: Ao longo do ano de 2019, o projeto “Polinizando o Saber” visitou as crianças dos denominados Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) no município de Palmas-TO levando para as escolas palestras e materiais didáticos como caixas didáticas que permitiam a visualização de ninhos de abelhas sem ferrão (ASFs) e produtos dessas abelhas. Em 2021, o projeto passou a ocorrer de forma virtual. Foram desenvolvidos vídeos para servirem como material complementar em aulas de Ciências e de Biologia do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Tais vídeos foram lançados na plataforma Youtube e utilizam as abelhas como modelo para explicar conceitos biológicos e conscientizar sobre a importância de sua conservação. Resultados: Durante a atuação presencial, o projeto atingiu um total de 11 CMEIs. Muitos alunos nunca tinham ouvido falar de abelhas nativas ou abelhas sem ferrão, outros associavam automaticamente à picada da abelha Apis mellifera. O único produto das abelhas que eles já tinham contato e sabiam o uso foi o mel. Os demais produtos, como própolis e pólen, o primeiro contato foi através do projeto. O Polinizando o Saber Online até o momento conta com 185 inscritos no canal do YouTube e lançou 6 vídeos, os quais somados obtiveram 500 visualizações. A versão virtual permitiu expandir o projeto para fora do município de Palmas, foram recebidos relatos de pessoas de diferentes estados que tiveram acesso aos vídeos. Conclusão: O conhecimento acerca das abelhas ainda é incipiente na população de modo geral. As ações desenvolvidas estão ajudando a mudar isso e assim contribuir para que as novas gerações possam agir em prol da conservação desses seres.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.