EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ATUALIDADE DE ACORDO COM OBRA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1802Palavras-chave:
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PAULO FREIRE, VALORESResumo
Introdução: As ameaças globais ao meio ambiente, os avanços tecnológicos, a falta de motivação humana para o cuidado com o meio ambiente e, em geral as diversas notícias e estudos que mostram o problema da realidade ambiental, são fatores que geram preocupação para a busca de estratégias que permitam a conservação e preservação do planeta, uma vez que se reconhece que os vários elementos do ambiente influenciam o processo evolutivo do ser humano. Esses danos à vida devem ser reduzidos. É necessário gerar espaços que permitam o reconhecimento do ambiente, da realidade e suas formas de proteção, de tal forma que encoraje e motive a reflexão e desenvolvimento sustentável. É importante frisar que, segundo o artigo 225 da CF/88, todos têm direito a um meio ambiente bem conservado, contudo, cabe ao Estado o dever de desenvolver políticas de conservação e, dessa forma, a Educação Ambiental (EA) pode constituir-se numa das principais estratégias de desenvolvimento sustentável. Objetivos: Especificar a principal contribuição de Paulo Freire na EA. Material e Métodos: A obra lida se delimita a partir do levantamento de informações por meio de leitura prévia da obra. Resultados: A EA dentro de uma sociedade é a ferramenta mais importante para a construção de uma convivência sustentável, ainda mais com os desafios enfrentados em que a crise econômica ligada à polarização política coloca no cotidiano mais atalhos para a convivência entre os cidadãos. Em um mundo com crescentes manifestações de intolerância, é fundamental que os sistemas educacionais instruam os estudantes com valores, conhecimentos e habilidades que incutam respeito pelos direitos humanos. Isso inclui conscientização ambiental e sustentável para promover um mundo melhor e um futuro mais adequado para todos. Conclusão: Segundo Freire, a educação ambiental consiste na estratégia de desenvolvimento sustentável mais eficaz, porquanto ela trabalha com as gerações futuras.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.