EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOSSA SENHORA DA GLÓRIA-SE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1794Palavras-chave:
LIXO URBANO, MEIO AMBIENTE, SEMIÁRIDO SERGIPANO, SUSTENTABILIDADEResumo
Introdução: A temática Educação Ambiental visa explicar a relação do homem com a natureza, à qual é um processo que busca promover orientação, conscientização e informação para o desenvolvimento de seres humanos ambientalmente ecológicos. Objetivo: O Projeto de Extensão Educação Ambiental em Ação buscou conhecer as principais causas dos problemas ambientais urbanos recorrentes em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Material e métodos: Foi elaborado um questionário com 25 questões tratando-se dos principais problemas ambientais observados em Nossa Senhora da Glória - SE e região. Foi aplicado a partir do mês de setembro de 2020 e finalizado em janeiro de 2021, direcionado para estudantes da rede pública e privada de ensino situados na zona urbana e rural. 93 pessoas responderam ao questionário. Após a realização das atividades os dados gerados com a aplicação dos questionários foram processados para análise, na qual foi utilizada a estatística descritiva para possibilitar a interpretação dos mesmos. Resultados: São diversas as causas dos problemas ambientais, uma delas se refere ao descarte irregular do lixo, pois 46,2% dos participantes realizam o descarte em lugares onde acontecem a coleta de lixo, já nas áreas rurais acabam realizando o descarte de forma inapropriada e prejudicial para o meio ambiente. Além disso, 40,9% dos participantes relataram que não realizam a separação do lixo, o que é preocupante, pois o mesmo segue para lixões a céu aberto impedindo que ocorra a reciclagem. Do mesmo modo, 55% dos participantes não separam ou separam parcialmente o óleo de cozinha, podendo causar sérios danos ao meio ambiente. Observa-se que a principal problemática é o descarte final do lixo, bem como o processo de coleta em que não há separação dos tipos de lixo, tendo em vista, a importância de destinar o lixo ao local correto para minimizar o impacto do mesmo sobre o meio ambiente. Conclusão: Portanto, através do questionário analisou-se que os problemas ambientais são decorrentes das ações negligentes da sociedade.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.