A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA ETAPA DE ELABORAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1744Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO AMBIENTAL, PRÁTICAS DE GESTÃOResumo
Introdução A relação entre consciência ambiental e elaboração de políticas públicas é tema complexo e voltado à discussão da prática de gestão ambiental. A educação para a sustentabilidade pressupõe autonomia e pensamento crítico acompanhando a evolução dos conceitos de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ela busca possibilitar que o indivíduo seja capacitado para comparar, debater e julgar por si próprio as questões ambientais, bem como as possíveis contribuições e arranjos para soluções de problemas públicos. Objetivos Este trabalho buscou realizar levantamento de informações sobre o tema de consciência ambiental e políticas públicas bem como a relação desses itens na prática de gestão ambiental. Material e métodos Para tanto, foi realizada pesquisa nas bases científicas Periódicos CAPES e Web of Science. Foram selecionados 30 artigos com pertinência ao tema de pesquisa para avaliação. Resultados Observou-se que existem muitas informações e metodologias distintas de análise do ciclo de políticas públicas, em alguns casos pontuando-se a necessidade de abranger também os conceitos de desenvolvimento sustentável. No que se refere às discussões sobre a criação ou manutenção da consciência ambiental, por meio da educação para a sustentabilidade, no processo de elaboração das políticas foi pouco abordado nos estudos selecionados. Dessa forma, essa pesquisa também identificou lacunas existentes sobre o tema de estudo, considerando os parâmetros de pesquisa definidos. Afinal, a educação para a sustentabilidade pode proporcionar ao indivíduo melhor compreensão dos impactos causados e maneiras de atuação, inclusive para se organizar em conselhos gestores ou movimentos sociais de participação popular na elaboração de políticas públicas. Conclusão Na pesquisa realizada, poucos estudos trouxeram análises relacionadas à inclusão dos conceitos de consciência ambiental na elaboração de políticas públicas e no alcance de resultados para as práticas de gestão ambiental. Nesse contexto, é possível visualizar desafios diversos que surgem na tentativa de concretizar essas ações que possuem viés multidisciplinar. Em que pese iniciativas globais como a Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), abordados em alguns estudos, ainda se visualiza essa discussão e capacitação dos indivíduos na educação para a sustentabilidade, distantes do dia a dia da população e, consequentemente, do debate de políticas públicas.
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