PROJETO MANGUEZAL: SENSIBILIZAR PARA CONSERVAR
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1726Palavras-chave:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MANGUEZAIS, COMUNIDADES, ESCOLASResumo
Introdução: O ecossistema manguezal é encontrado em ambientes estuarinos, de transição que necessitam das alterações das marés. Os manguezais são considerados um dos ambientes naturais mais produtivos, além de captadores de carbono. Em São Sebastião, o Projeto Manguezal (Instituto Terra & Mar) promove ações de educação ambiental despertando nos atores debates sobre questões da sociedade, o conhecimento sobre os ambientes costeiros locais e especialmente os manguezais. Objetivos: O Projeto Manguezal tem como objetivo difundir a importância dos manguezais e de sensibilizar a comunidade local para atuar na conservação deste ecossistema. Objetivos Específicos: Promover sensibilização nas escolas do entorno do manguezal; Criar parcerias com as instituições locais para elaborar atividades no ecossistema; Identificar as lideranças locais para colaborarem com as ações educativas. Material e Métodos: Conhecer a realidade da comunidade do entorno do manguezal para promover as ações educativas e as intervenções em parcerias com os parceiros locais. Os materiais que foram utilizados nesta pesquisa foram: caderno de anotações, caneta e a câmera fotográfica digital. Além destes materiais a divulgação das ações sempre é feita pelas redes sociais. Resultados: Desde o ano de 2007, foram realizadas diversas palestras em sala de aula, seguidas de visitas monitoradas apresentando para a comunidade as belezas naturais, os inúmeros serviços ambientais prestados e a necessidade de conhecê-los e conservá-los. Foram promovidas brincadeiras, rodas de conversa, mutirões de limpeza e até plantios de espécies nativas. Foram atendidas 11 escolas, duas universidades, seis associações e inúmeros eventos com a temática em Meio Ambiente. Diretamente 1.285 pessoas assistiram as explanações e participaram de alguma ação na área de remanescentes de manguezal e restinga na Enseada e Canto do Mar. Conclusão: O trabalho de sensibilização do projeto segue com algumas alterações devido a pandemia, mas os moradores, parceiros e membros acreditam que o objetivo final futuramente de criar uma unidade de conservação na área estudada será possível.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.