CATADORES DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS E O CONTEXTO SOCIOAMBIENTAL DA PANDEMIA DA COVID-19 EM JUAZEIRO DO NORTE, CE
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1705Palavras-chave:
CATADORES, PANDEMIA, POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS, JUAZEIRO DO NORTEResumo
Introdução: A discussão sociológica sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente na contemporaneidade. Há muito a dicotomia natureza e sociedade não se faz presente nas observações configuracionais sociais que deflagram uma simbiose holística das relações socioambientais. Objetivos: O presente trabalho consiste em um relato de caso e tem como objetivo refletir sobre a situação dos catadores de resíduos recicláveis do lixão municipal de Juazeiro do Norte, CE, em confronto com o desemprego e as ações governamentais. Material e métodos: O estudo foi realizado a partir de observação e interlocução com atores em lócus no lixão municipal e com agentes da Autarquia Municipal de Meio Ambiente. As reflexões estão alicerçadas em uma discussão teórica sobre a historicidade e o caráter sociológico das questões socioambientais, e o material reunido foi organizado em dois blocos de apresentação: primeiramente, aborda-se a conjuntura de pandemia no município e a historicidade das questões socioambientais na contemporaneidade; em seguida, realiza-se uma discussão sobre as políticas públicas que têm impactado a situação dos catadores. Resultados: Com o advento da pandemia da Covid-19, tornou-se notório o aumento de catadores de resíduos recicláveis em Juazeiro do Norte. Unido à conjuntura pandêmica, o desemprego estrutural da economia brasileira catalisou uma série de problemáticas em relação a configuração do lixão municipal, que passa a ser objeto de uma reforma em direção à perspectiva de aterro controlado. Conclusão: O aumento no número de catadores durante a pandemia e as exigências para implementação de uma nova política de resíduos sólidos têm dividido as ações governamentais em duas direções: (1) caminhar rumo a uma política de aterro controlado e; (2) dar apoio logístico e social aos catadores de resíduos recicláveis, que têm na catação sua principal fonte de renda.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.