AS PLANTAS MEDICINAS DE PONTA PORÃ/MS E PEDRO JUAN CABALLERO/PY: CONFECÇÃO DE UMA CARTILHA INFORMATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51189/rema/1599Palavras-chave:
ETNOBOTÂNICA, REGIÃO FRONTEIRIÇA, QUALIDADE DE VIDAResumo
Introdução: O uso de plantas medicinais como prática terapêutica vem desde a antiguidade. Até hoje esses saberes são repassados de geração a geração por meio da tradição oral e do acúmulo de saberes específicos de cada região. Sendo assim, é de suma importância a catalogação dessas espécies medicinais, para que as informações alcancem o maior número de pessoas de uma determinada localidade. Objetivos: Por esse motivo o intuito do presente trabalho foi elaborar uma cartilha informativa de plantas medicinais encontradas na região fronteiriça Ponta Porã/MS e Pedro Juan Caballero/PY, bem como confeccionar exsicatas das espécies encontradas. Material e Métodos: O projeto foi executado pelos acadêmicos do 2º Semestre do curso de Agronomia das Faculdades Magsul, no período de agosto a dezembro de 2020. Inicialmente foi efetuado um levantamento das plantas medicinais existentes na região. Logo após, foi elaborada a cartilha informativa sobre as espécies encontradas, enfatizando suas características botânicas e potencial medicinal, a partir de levantamentos bibliográficos. A cartilha foi confeccionada no aplicativo Canva e disponibilizada para os interessados. Também foram confeccionadas exsicatas das espécies estudadas e as mesmas foram incorporadas ao herbário da IES. Resultados: Foram encontradas e catalogadas 35 espécies vegetais com fins terapêuticos na região de fronteira. Além dos dados medicinais, informações gerais como nome científico e popular, família e principais características foram inseridas para auxiliar na identificação das espécies, sobretudo quando encontradas in loco. Conclusão: Esse projeto foi de grande valia, pois contribuiu de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida da população fronteiriça, uma vez que por meio dessa cartilha informativa a comunidade pode conhecer as espécies medicinais locais, bem como compreender melhor sobre as utilidades das plantas em nossas vidas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.