O TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Equipe, Estratégia Saúde da Família, Saúde PúblicaResumo
Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) antes conhecida como Programa de Saúde da Família (PSF) iniciou em 1994 para reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em Unidades Básicas de Saúde. Objetivo: Descrever a situação da ESF em relação as condições do trabalho da equipe, à existência das atividades de promoção a saúde e prevenção de doenças, vínculos empregatícios e outros fatores como a permanência e queixas dos profissionais. Material e métodos: O processo da coleta de dados foi através de uma análise de 19 artigos específicos sobre a ESF que abordam questões relacionadas às qualidades e estruturas da estratégia. Os materiais publicados foram levantados pelos pesquisadores no SCIELO, as buscas foram realizadas em 2012, a seleção dos artigos aconteceu de acordo com o assunto proposto e questionamentos na pesquisa. O método foi a revisão bibliográfica por proporcionar a capacidade de analisar as condições da ESF no Brasil ao mesmo tempo. Resultados: Observou que a ESF ainda continua em processo de adequação, que existem semelhanças nas dificuldades e assistências realizadas pelas equipes. O progresso da ESF apresenta assistência antes não realizada que proporcionou impactos positivos no perfil epidemiológico das pessoas assistidas, identificado também ações de prevenção e promoção a saúde através das atividades educativas, visitas domiciliares e consultas. Ressalta a necessidade de melhorias como falta de materiais, equipamentos, transporte, estrutura física, comprimento de carga horária, vínculo empregatício precário, permanência na equipe, educação em saúde não realizada, falta contratação dos profissionais e outros fatores. Conclusão: Diante de algumas divergências entre as diretrizes da ESF e a realidade apresentada, sugere supervisão constante para que os problemas identificados possam ser revistos e resolvidos, bem como enfatizar a importância de uma política de educação permanente aos profissionais, investimento na infraestrutura, recursos materiais, didáticos e equipamentos.
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