FORMAÇÃO DE MEDIADORES EM EAD PARA QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3361Palavras-chave:
ENSINO À DISTÂNCIA, FORMAÇÃO, MEDIADORES, OBESIDADE, SAÚDEResumo
Introdução: As políticas públicas de formação para o trabalho e cuidado em saúde reconhecem a modalidade de Educação a Distância como ferramenta eficaz e democratizante do acesso à formação continuada dos profissionais de saúde. A formação de mediadores nesta modalidade envolve um vasto percurso formativo, e, em que pese ser uma formação para área da obesidade que, atualmente, figura no cenário mundial como uma grande e inexata “equação social”, grande é o desafio de fortalecer as capacidades conceituais, metodológicas e estratégicas diante deste fenômeno complexo e multifatorial. Objetivo: Relatar a experiência da Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia na formação de professores-mediadores para a oferta do curso de Qualificação do Cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Básica do estado da Bahia, na modalidade EAD. Material e métodos: A metodologia de formação de mediadores e a experiência e avaliação do processo formativo, realizado em 2020, foi edificada por 08 membros da Comissão de formação e vivenciada por 09 professores-mediadores, num período de 10 meses. Os encontros semanais/quinzenais, ocorreram no Moodle/AVA, com a participação de convidados, estruturados com momento de ambientação, apresentação do tema, discussão ampliada, levantamento e sistematização dos principais pontos debatidos e apresentação de proposta de atividade e encerramento. Resultados: Inicialmente, após seleção de 10 mediadores, foi feito um levantamento sobre temas relevantes ao processo formativo e necessários para o alinhamento de concepções teóricas que fundamentam o curso. A formação aconteceu em meio à pandemia do COVID-19, totalizando 40 encontros virtuais que contemplaram temáticas muitas “caras” a qualificação do cuidado no contexto da obesidade na Atenção Básica, discutindo desde Sindemia global: obesidade, desnutrição e mudanças climáticas; vida ativa; segurança alimentar e nutricional; ativismo gordo; corpo, saúde e território; estigma da Obesidade e atuação de profissionais de Saúde; até processos de mediação no Ensino à Distância. Conclusão: Os mediadores relataram grande satisfação e aproveitamento na experiência formativa, o que qualificou a atuação pedagógica deles no curso ofertado aos profissionais de saúde na modalidade EAD. A experiência revelou que a formação prévia de professores-mediadores em cursos EAD em Saúde promoveu bons resultados na atuação teórico-metodológica diante dos educandos.
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