O BEHAVIOR SKILLS TRAINING (BST) NO TREINO DE PROFISSIONAIS PARA MANEJO DE COMPORTAMENTOS DESAFIANTES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3004Palavras-chave:
TREINAMENTO DE HABILIDADES COMPORTAMENTAIS, BEHAVIOR SKILLS TRAINING, AUTISMO, PSICOLOGIAResumo
Introdução: É visto a necessidade da universalização do Behavior Skills Training (BST) procedimento que auxilia na aquisição de repertórios, em crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este estudo se justifica pela utilidade do procedimento e sua relevância em diferentes áreas de conhecimento, entre elas a educação, saúde e áreas afins. Objetivo: Buscou-se identificar os critérios diagnósticos do TEA a ocorrência de algumas comorbidades e outros excessos de comportamentos relacionados. Além disso, propôs-se analisar a função do comportamento desafiante, a análise funcional, e descrever o BST e seus principais componentes. Material e Métodos: O presente estudo foi uma pesquisa bibliográfica exploratória, foram realizadas buscas por meio de diferentes bases de dados e portais de pesquisa como: Scielo, Southern Illinois University Carbondale, Behav Analysis Practice, e Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. Resultados: Observou-se diversas evidências científicas do BST no ensino de repertórios em diferentes campos, bem como, a baixa produção de conhecimento cientifico na saúde e educação, como também, um número reduzido de sessões necessárias para alcançar critérios de aprendizagem, sendo, portanto, uma intervenção viável voltada para profissionais que atendem crianças com TEA. Considerações Finais: Este estudo possibilitou ampliar o olhar e sugerir alternativas de intervenções e refletir acerca de ações voltadas ao treino de profissionais para o manejo de comportamentos desafiantes em crianças com TEA. Pesquisar sobre este tema auxilia no entendimento dos diversos aspectos envolvidos na atuação do profissional, perceber que se faz necessário ampliar os estudos e discussões sobre este tema que permeia diferentes práticas profissionais. PALAVRAS-CHAVE: “Treinamento de habilidades comportamentais”. “Behavior Skills Training”. “Autismo”. “Psicologia”.
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