ESTÁGIO EM POLÍTICAS PÚBLICAS: EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NO CRAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM UMA CIDADE NO OESTE DO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2857Palavras-chave:
PANDEMIA, CRAS, ESTÁGIO DE PSICOLOGIAResumo
Introdução: A modalidade "Estágio" na graduação atua como um dispositivo essencial de formação profissional, o qual oportuniza um contato com a prática e a associação do conhecimento teórico com a realidade vivenciada. Por conseguinte, o CRAS é um espaço que oferta serviços para fortalecimento da convivência familiar e da comunidade, a fim de resguardar a dignidade humana e auxiliar a colocar em prática os direitos previstos na legislação federal. A partir disso, a experiência no campo das políticas públicas permite ao acadêmico vivenciar as atividades neste âmbito e conhecer os direitos e deveres dos cidadãos. Objetivo: Pretende-se relatar as vivencias do estágio e analisar os principais fatores que constituem as queixas durante a pandemia do COVID-19 em um CRAS na região Oeste do Pará. Metodologia: Embasa-se na revisão bibliográfica em artigos de relevância para a área e temática, na pesquisa da legislação e nos construtos do relatório de campo. Resultados: Observou-se que o trabalho no CRAS exige uma postura do estagiário de acolhimento, respeito, compreensão e criatividade, pois lida com demandas de outrém que implicam em cuidados com fatores biopsicossocial e econômicos. Devido a pandemia e a necessidade de adaptação a uma realidade atípica e emblemática, percebeu-se que os sentimentos de angústia, ansiedade, estresse e luto se tornaram recorrentes para alguns indivíduos. Notou-se uma alta procura pelo serviço da psicóloga no centro assistencial, que partiam sobretudo de adolescentes e idosos. No primeiro grupo, percebeu-se queixas sobre paralisação das aulas, condições precárias ao acesso de internet, conflitos e violência intrafamiliar, e indícios de ansiedade e depressão. Nos idosos, as demandas sobretudo de vulnerabilidade social, exposições à violência e das dificuldades de denúncia, e as paralisações e lentificação de processos na pandemia. Compreendeu-se que, o papel do CRAS para a comunidade é essencial e possui procura considerável, justamente por conta das fragilidades sociais evidenciadas nas restrições do novo Coronavírus. Conclusão: Entende-se que estudar e vivenciar os impactos da pandemia para esse público é relevante para a comunidade cientifica e social, pois tomar conhecimento sobre as demandas específicas mais recorrentes, auxilia na formação de um profissional qualificado e preparado para um atendimento ampliado.
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