EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA COMUNIDADE LEIGA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Idelânia Simplício de Lima
  • Mariane Ribeiro Lopes
  • Vitória Alves De Moura
  • José Hiago Feitosa De Matos
  • Natália Pinheiro Fabricio Formiga

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/1420

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ESTUDANTES DE ENFERMAGEM, PRIMEIROS SOCORROS, SERVIÇOS MÉDICOS DE EMERGÊNCIA

Resumo

Introdução: Ensinar primeiros socorros para população é uma prática de educação em saúde essencial, uma vez que prepara as pessoas leigas para agirem em situações de urgência e emergência, minimizando as complicações e aumentando as chances de sobrevida. Além disso, o intercâmbio entre acadêmicos da área da saúde e profissionais do serviço fortalece a troca de experiências e articulação da teoria com a prática na capacitação da comunidade frente às enfermidades de natureza clínica ou traumática. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na educação em saúde sobre primeiros socorros junto de profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar. Material e métodos: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem de uma universidade do interior do Ceará, realizada nos dias 13 e 14 de novembro de 2020 em um shopping center na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A atividade de educação em saúde ocorreu concomitante à uma exposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estabelecimento voltada para à população leiga. Os acadêmicos e profissionais fizeram demonstrações de práticas de primeiros socorros em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e parada cardiorrespiratória (PCR) em todas as faixas etárias, utilizando manequins adequados.  Resultados: Inicialmente foi feito a captação das pessoas que frequentavam o shopping nos dias da mostra, realizando orientações e demonstrações práticas, considerando o conhecimento prévio dos participantes. Em seguida, as pessoas eram convidadas a realizarem o atendimento em situações problema de casos de OVACE e PCR. Identificou-se entre os relatos que as dúvidas mais frequentes da população eram referentes a engasgo em lactentes. Ao final da mostra, realizou-se uma simulação realística no estacionamento com acadêmicos junto ao corpo de bombeiros e profissionais do SAMU aberto ao público em geral.  Conclusão: A parceria entre os acadêmicos de enfermagem e os profissionais do SAMU foi imprescindível para a aprendizagem, proporcionando um enriquecimento teórico-prático sobre as práticas de atendimento pré-hospitalar. A educação em saúde possibilita o aluno desempenhar seu papel social, proporcionando às pessoas informações e conhecimentos sobre o cuidado com a saúde sobretudo de forma preventiva.

Publicado

2021-07-28

Como Citar

Lima, M. I. S. de ., Lopes, M. R. ., Moura, V. A. D. ., Matos, J. H. F. D. ., & Formiga, N. P. F. . (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE PRIMEIROS SOCORROS PARA COMUNIDADE LEIGA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(3), 20. https://doi.org/10.51161/rems/1420

Edição

Seção

II Congresso Brasileiro de Saúde On-line