TRABALHANDO A COMUNICAÇÃO E A EMPATIA EM MOMENTOS PRÁTICOS DA DISCIPLINA DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1397Palavras-chave:
METODOLOGIA ATIVA, COMUNICAÇÃO, ATENÇÃO FARMACÊUTICAResumo
Introdução: Entende-se por comunicação a prática que se origina a partir da interação entre indivíduos expressada através de formas verbais e não verbais. Nessa perspectiva, a relevância da comunicação nos serviços de saúde como instrumento de melhoria, fundamentada na relação de troca de saberes é um fator crucial para a promoção de ações efetivas e seguras. Todavia, ainda existem muitas barreiras que dificultam essa comunicação, gerando resultados negativos tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente. Objetivos: Desta forma esse trabalho tem como objetivo descrever uma experiência exitosa de um momento prático da disciplina de atenção farmacêutica ofertado ao 4º período do curso de farmácia da Faculdade Nova Esperança de Mossoró. Materiais e Metódos: Este manuscrito fundamenta-se em um relato de experiência utilizando uma metodologia dinâmica para demonstrar a importância da comunicação do trabalho colaborativo no cuidado farmacêutico para os pacientes e da sensibilização dos futuros farmacêuticos através da apresentação de um vídeo de domínio público YouTube (link do vídeo) contribuindo uma formação humanizada desses profissionais. Resultados: A partir da visualização do vídeo proposto na aula, os alunos puderam perceber a importância da comunicação interpessoal, uma vez que, ao praticarem o dialogo entre eles de forma verbal e não verbal, se esforçaram ao máximo para que as informações passadas fossem captadas com assertividade. Sendo demonstrado aos discentes de farmácia, a relevância da intercomunicação e empatia na prestação de cuidados farmacêuticos, entre o farmacêutico com a equipe multiprofissional e pacientes, para otimizar e contribuir com melhorias nos serviços de saúde. Conclusão: O momento prático possibilitou aos discentes e futuros profissionais entender a importância do processo de comunicação para com o paciente no cuidado farmacêutico, compreendendo a relevância dessa ferramenta na relação terapêutica e consequente desfecho clínico.
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