PRINCIPAIS MECANISMOS IMUNOLÓGICOS DECORRENTES DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV): UMA REVISÃO DE LITERATURA.

Autores

  • Sarah Albuquerque Bezerra
  • Raffaela Neves Mont'alverne Napoleão
  • Thaís Fontenelle Studart
  • Ana Beatriz Gomes Santiago
  • José Carlos Araújo Fontenele

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/989

Palavras-chave:

Hiv, Imunodeficiências, Imunologia

Resumo

Introdução: O vírus da imunodeficiência humana (HIV) em sua forma aguda pode causar febre, cefaleia, mal-estar, astenia, diarreia, dermatite, faringite, sudorese noturna, entre outros sintomas. O HIV infecta aproximadamente 37 milhões de pessoas no aspecto global e mata cerca de 1 milhão de indivíduos por ano, o que o torna de grande importância. Uma das razões dos altos índices de morbimortalidade é a ausência de tratamentos efetivos. Nos últimos anos houveram muitos avanços farmacológicos, todavia, ainda não há cura para a patologia, apenas o controle por terapias antivirais. Desta forma, o conhecimento acerca da resposta imunológica do vírus e do seu destino intracelular torna-se crucial, assim como a atividade imune inata e as possíveis restrições do vírus HIV-1 por alguns genes. Objetivos: Descrever as principais alterações do sistema imunológico decorrentes da infecção por HIV. Material e método: Revisão de literatura que abrangeu 3 artigos científicos entre os anos de 2011-2021, em língua inglesa e portuguesa, tratando-se da infecção por HIV e suas implicações imunológicas nas seguintes bases de dados: PubMed, ScieLO e LILACS. As palavras-chave utilizadas foram "HIV","Imunodeficiências", "Imunologia". Resultados: As infecções por HIV podem ser ocasionadas por um ou mais retrovírus, HIV-1 e HIV-2. Esses retrovírus atravessam as mucosas do organismo, infectando células do sistema imune, especialmente os linfócitos CD4 +, os quais são destruídos por esse vírus de forma progressiva. Os linfócitos possuem receptores para o HIV, de tal forma que eles se ligam na membrana dessa célula e penetram no seu interior para se multiplicarem, o que, posteriormente, a partir dessa população de células infectadas, poderão ser disseminados para os linfonodos, que permitirão que o vírus se espalhe em número satisfatório para instituir e manter a produção de vírus nos tecidos linfoides, além de estabelecer um reservatório viral latente, principalmente em linfócitos CD4+. Conclusão: Destaca-se, portanto, que os indivíduos com HIV, devido à destruição dos seus linfócitos CD4+ e, consequentemente, o comprometimento do seu sistema imunológico, ficam suscetíveis ao ataque de organismos infecciosos, aumentando sua imunodeficiência que, em última análise, leva a doenças oportunistas características da AIDS.

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Bezerra, S. A., Napoleão , R. N. M., Studart, T. F. ., Santiago , A. B. G., & Fontenele, J. C. A. (2021). PRINCIPAIS MECANISMOS IMUNOLÓGICOS DECORRENTES DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV): UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(2), 47. https://doi.org/10.51161/rems/989

Edição

Seção

Anais do Congresso Brasileiro de Imunologia On-line

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)