OS IMPACTOS DO ESTRESSE NA IMUNIDADE HUMANA: UM ESTUDO DA PSICONEUROIMUNOLOGIA SOBRE OS EFEITOS CAUSADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19.

Autores

  • Ruthe Castro De Aquino Pinheiro
  • Regilane Sousa De Araújo Uchoa
  • Ana Carina Figueirêdo Da Silva
  • Jonathas Ramos Ferreira
  • Gloria Maria Machado Pimentel

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/954

Palavras-chave:

Estresse, Imunidade, Distanciamento Social, Psiconeuroimunologia

Resumo

Introdução: a psiconeuroimunologia é o estudo da relação entre comportamento, processos imunes, endocrinológicos e neuronais, que trabalha no campo das  pesquisas científicas de forma interdisciplinar. Nesse sentido, faz-se necessário compreender os impactos na saúde mental da população brasileira, frente a estressores em decorrência da pandemia da Covid-19 e do distanciamento social tais como: a suspensão de algumas atividades laborais, culturais, sociais, remodelação dos modos de vida e de compreensão dessas vivências.  Objetivo: analisar os estressores gerados no sistema imunológico da população brasileira ocasionados pelo distanciamento social e suas implicações. Metodologia: este trabalho baseia-se numa revisão bibliográfica, a partir do estudo de publicações nacionais e internacionais sobre a pandemia da Covid-19 realizadas em 2020, bem como de pesquisas publicadas sobre psiconeuroimunologia, entre 2015 a 2018.  Discussões/Resultados: estudos apontam que a exposição a fatores estressantes contribui para o risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, em decorrência de um desequilíbrio imune. O sistema imunológico, através da influência de citocinas pró-inflamatórias, altera algumas funções do Sistema Nervoso Central (SNC), resultando numa diminuição nos níveis de monoaminas e de fatores tróficos. Em um cenário pandêmico, é esperado que as pessoas apresentem um maior estado de vigília, preocupações, desorientações, níveis de estresse elevados, receio de vir a óbito, entre outros. Conclusões: a exposição a fatores estressantes corrobora para perturbações imunológicas, desde o surgimento de doenças até a sua progressão. Os estressores psicossociais reduzem a eficiência do sistema imunológico e colaboram para a vulnerabilidade da saúde, aumentando os níveis de estresse e humor deprimido. Dessa forma, como fator de prevenção e proteção, é necessário desenvolver estratégias de cuidado para a manutenção da saúde física e mental, fortalecendo o sistema imunológico no intuito de mitigar os impactos negativos a médio e longo prazo no organismo.

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Pinheiro , R. C. D. A., Uchoa, R. S. D. A., Da Silva, . A. C. F., Ferreira, J. R., & Pimentel , G. M. M. (2021). OS IMPACTOS DO ESTRESSE NA IMUNIDADE HUMANA: UM ESTUDO DA PSICONEUROIMUNOLOGIA SOBRE OS EFEITOS CAUSADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(2), 14. https://doi.org/10.51161/rems/954

Edição

Seção

Anais do Congresso Brasileiro de Imunologia On-line