EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PARASITOSES INTESTINAIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE.

Autores

  • Lucas Mateus de Oliveira Dias
  • Talía Ferreira Gonçalves
  • Tânia Lopes de Mano
  • Thaís dos Santos Mano
  • Vitória pereira de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/900

Palavras-chave:

Parasitismo, Promoção à saúde, Políticas de Saúde

Resumo

Introdução: A Educação em Saúde é a ferramenta essencial no combate aos parasitas. O parasitismo intestinal é constituído como um dos mais preocupantes problemas de Saúde Pública, afetando principalmente as crianças em idade escolar. O município de Barreiras, notadamente a Unidade Básica Hans Werner, apresenta um número considerável de famílias que não adota hábitos de higiene e não fazem uso da água filtrada. Em razão destes fatos, há falta de ações preventivas e de promoção à saúde em relação a esta temática. Objetivo: O objetivo principal é criar um plano de intervenção capaz de auxiliar no enfrentamento das parasitoses na população barreirense, através de realização de atividades educativas, orientando os alunos e seus pais/responsáveis quanto a contaminação por parasitas. Material e métodos: Para a fundamentação teórica, foi realizada uma busca junto a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e SCIELO (Scientific Eletronic Library Online), além de livros, monografias, teses e manuais do Ministério da Saúde, em português e inglês, entre os anos de 2016 e 2020. Resultados: Diante do resultado desse trabalho espera-se contribuir de forma positiva para sociedade, buscando minimizar os diversos problemas na saúde pública quanto à prevalência de doenças parasitárias nas comunidades locais, despertando o interesse de outros agentes sociais e poderes públicos para que junto aos profissionais de saúde possam desenvolver vários projetos que estejam relacionados com estas questões, desenvolvendo políticas de saúde mais eficientes no combate às doenças infectocontagiosas que afetam o município. Conclusão: O controle e prevenção das doenças parasitárias só será possível mediante o fornecimento de informações para os indivíduos e comunidades vulneráveis, melhora no saneamento básico e consumo de alimentos. São medidas simples que levem às pessoas a melhorarem sua qualidade de vida e isso deve ser informado a população através de campanhas.

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Dias, L. M. de O., Gonçalves, T. F., de Mano, T. . L., Mano, T. dos S., & de Queiroz, V. pereira. (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA ESSENCIAL NA PREVENÇÃO E CONTROLE DE PARASITOSES INTESTINAIS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(1), 86. https://doi.org/10.51161/rems/900

Edição

Seção

Anais do Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line