USO DO ANIME HATARAKU SAIBOU PARA O ESTUDO DE HELMINTOS EM PARASITOLOGIA HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/736Palavras-chave:
Ensino, Hataraku Saibou, ParasitologiaResumo
Introdução: O anime japonês “Hataraku Saibou” tem como personagens células antropomorfizadas atuando em um enredo que aborda diferentes circunstâncias na fisiologia do corpo humano. A fim de complementar o estudo de Parasitologia Humana, alguns episódios podem ser aproveitados como recursos didático-pedagógicos que tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes para os discentes. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar o episódio quatro da primeira temporada do anime para sua utilização como material complementar aos estudos de helmintos no ensino de Parasitologia. Material e métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Google Scholar e Scielo, visando a interpretação e adaptação de um episódio que trata de infecção por helmintos. Resultados: O episódio trata da intoxicação alimentar por nematódeos do gênero Anisakis, causadores da anisaquíase, a partir da ingestão de pescados crus, ou malcozidos, contaminados. Devido aos danos no trato gastrointestinal, o hospedeiro pode manifestar diferentes sinais e sintomas como: reação inflamatória, dor abdominal e diarreia. A revisão da literatura abordou aspectos básicos da infecção e também da resposta imune ao parasito. Os artigos pesquisados oferecem embasamento científico para discussão a respeito da legitimidade dos acontecimentos representados no episódio selecionado, permitindo avaliar os trechos que representam de forma correta os eventos fisiológicos e os eventos que são representados de forma mais artística, dada a liberdade de criação dos autores do anime. Após a pesquisa, o episódio foi considerado adequado na utilização como uma estratégia para estimular o interesse e consolidar as primeiras informações aos discentes a respeito do conteúdo abordado nas aulas de parasitologia de helmintos. É importante ressaltar que a abordagem de uma parasitose específica abre possibilidade para discussão com os alunos sobre helmintoses em termos gerais, considerando aspectos comuns da infecção e da resposta imune a esses parasitos. Conclusão: A partir da análise bibliográfica, pode-se concluir que o conteúdo apresentado no episódio quatro do anime “Hataraku Saibou” tem analogias com grande validade científica, sendo, portanto, recomendado para as aulas de Parasitologia Humana.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br