RASTREIO E DIAGNÓSTICO DE LESOES PRECURSORAS DO CANCER DE COLO DO ÚTERO EM MULHERES EM IDADE REPRODUTIVA NO HOSPITAL DR. RAFAEL ZAMORA ARÉVALO.

Autores

  • Karina Sebastiana Macedo Araújo
  • Carlos Alexandre Perreira da Silva
  • Isaac Gabriel Álvarez Vásquez
  • Ysaac Ramón Álvarez Loreto
  • Socorro Álvarez

Palavras-chave:

diagnóstico, neoplasia intraepitelial cervical, Papanicolau

Resumo

Introdução: O câncer de colo do útero se desenvolve a partir de lesões precursoras, que se não são diagnosticadas e tratadas precocemente tem alto índice de gravidade. O programa de rastreamento para a população feminina é realizado por meio do exame citológico do colo do útero, também conhecido como Papanicolaou, e têm sido uma das principais estratégias públicas, sendo segura e de baixo custo para detecção precoce do câncer. O alto índice nos países em desenvolvimento, principalmente entre populações carentes, é em grande parte devido à deficiência nos programas de rastreio, e a falta de informação e conhecimento por parte da população para a identificação do câncer em seu estágio inicial. Objetivo: Determinar a incidência de lesões precursoras para o câncer de colo do útero em mulheres em idade reprodutiva atendidas no hospital Dr. Rafael Zamora Arévalo. Material e métodos: composto por 60 mulheres classificadas em Grupo de Idade Reprodutiva (GIR), onde se foi realizada a avaliação individual de cada paciente e realizado a coleta citológica. O período do estudo foi de junho a dezembro do ano de 2019. Utilizou-se abordagem quantitativa, tipo descritiva, em que os dados foram destacados em variáveis, divididos em características ginecológicas, obstétricas, econômicas e demográficas. Resultados: quanto aos resultados obtidos, o diagnóstico das lesões precursoras para o câncer de colo uterino (LPCCU) variou entre a faixa etária de 17 e 19 anos. 8% das pacientes avaliadas afirmaram ter histórico familiar de câncer de colo do útero, 93% afirmaram que não utilizam nenhum método de proteção durante as relações sexuais, 33% não possuem um parceiro sexual fixo, 25% iniciaram relações sexuais antes dos 18 anos de idade. E 90% possuem renda familiar de até dois salários mínimos. Conclusão: Os programas de rastreamento tem sido uma ferramenta imprescindível para detecção precoce do câncer de colo do útero. Os resultados apontam que cada vez mais aumenta a prevalência do diagnóstico das LPCCU em pacientes jovens, de tal modo que se faz necessário uma intervenção preventiva mais efetiva para atender essa população.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Araújo, K. S. M., Silva, C. A. P. da, Vásquez, I. G. Álvarez, Loreto, Y. R. Álvarez, & Álvarez, S. (2020). RASTREIO E DIAGNÓSTICO DE LESOES PRECURSORAS DO CANCER DE COLO DO ÚTERO EM MULHERES EM IDADE REPRODUTIVA NO HOSPITAL DR. RAFAEL ZAMORA ARÉVALO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(3), 69. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/445