PROJETO DE PESQUISA COMO FERRAMENTA DE POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Baseada em Competências, PesquisaResumo
Introdução: A educação em enfermagem estabelece base imprescindível de edificação do progresso da profissão, este ensino deve ocorrer no contexto multidisciplinar que através do estudo científico dos problemas encontrados no trabalho assistencial, possa desenvolver aprendizagens significativas, capacidade crítica e de leitura nas diferentes áreas do saber. A Enfermagem tem se apropriado da pesquisa como um caminho para aprimoramento da sua atuação, sustentada pela incessante busca de conhecimento. Objetivo: Descrever as contribuições de um projeto de pesquisa como recurso para potencializar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes de um curso técnico em enfermagem. Material e métodos: Trata-se de um estudo de relato de experiência que descreve a percepção dos docentes envolvidos em um projeto de pesquisa com sete estudantes e cinco professoras, que teve como finalidade promover a prevenção da doença renal crônica na comunidade através de ferramentas educativas e avaliando seus impactos. As atividades envolveram grupos de discussão sobre os instrumentos e materiais da coleta de dados com supervisão docente, capacitação das estudantes em curso de extensão em nefrologia, construção de relatórios e publicações científicas referentes à pesquisa. Resultados: Durante o período da iniciação científica houve a oportunidade das estudantes se aprofundarem em saberes que não seriam desenvolvidos unicamente com a formação em sala de aula. Ademais, foi concedida a participação em cursos com o propósito de desenvolver competências associadas à pesquisa. Desses desdobramentos, observou-se aprendizado profissional e pessoal das alunas mediante a adoção de posturas novas frente as dificuldades do projeto. Isso demonstra desenvolvimento de competências e habilidades, tanto de aprendizados científicos, pesquisa de fontes e escrita de textos, como de relacionamento interpessoal. Evidencia-se o amadurecimento e a autonomia como características desenvolvidas, ressaltando o respeito às opiniões, a necessidade permanente de atualização, a superação de desafios, o desenvolvimento crítico e o vislumbre de novos caminhos revelados pela pesquisa. Conclusão: A atividade de iniciação científica é um incentivo a talentos potenciais, mediante sua participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores qualificados. As bolsistas tiveram a possibilidade de uma formação profissional mais ampla, a partir de valores éticos apreendidos e desenvolvimento da capacidade de aprendizagem constante.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br