COVID-19

OS IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL E PSICOMOTORA DO PÚBLICO INFANTOJUVENIL

Autores

  • Elen Cristina Universidade de Rio Verde - Campus Goianésia https://orcid.org/0000-0003-1002-5212
  • Gabriel Rodrigues Vargas Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Virgínia Mara Modesto da Silva Lacerda Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Breno Falcão Miclos Machado Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Larissa dos Anjos Rabello Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Vitoria Isabela Vargas Santos Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Geovana Oliveira Gomes Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Manoela Herminia Rosa Borges Eliziario Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Layza Martins Souza Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás https://orcid.org/0000-0003-4507-7661
  • Bárbara Rocha Lima Lima Universidade de Rio Verde. Goianésia, Goiás
  • Heloisa Ferreira Lima Universidade de Rio Verde. Formosa, Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3600

Palavras-chave:

criança, internet, pandemia, desempenho psicomotor, psicomotricidade

Resumo

Introdução: Frente ao panorama pandêmico do Coronavírus, a sociedade como um todo teve que remodelar as suas vivências para se adaptar a essa nova realidade. Nesse contexto, as crianças e os adolescentes sofrem os impactos do isolamento social e da interação cibernética que se tornou massiva, refletindo negativamente na saúde mental e na psicomotricidade. Objetivo: Identificar, compreender e discutir os diversos impactos causados pela pandemia aliada ao contato crescente com o ambiente virtual na vivência psicossocial da parcela infantojuvenil. Metodologia: Utilizou-se a revisão bibliográfica integrativa com buscas nas bases de dados Scielo, Lilacs, PubMed e Google Acadêmico direcionadas ao tema proposto. Resultados: Foram encontrados um total de 222 artigos. Dos quais, 65 artigos pertenciam à base de dados PubMed, 19 artigos ao Scielo, 19 artigos ao Lilacs e 119 ao Google Acadêmico. Posteriormente à aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram removidos 192 artigos após a leitura de títulos e resumos. Assim sendo, selecionou-se ao todo 30 artigos para leitura integral, dos quais 20 foram incluídos neste estudo dada sua relevância. Conclusão: Apesar da escassa literatura, tornam-se nítidos os impactos negativos da pandemia por COVID-19 tanto na saúde mental - por meio do aumento de distúrbios psicológicos - quanto no desempenho psicomotor de crianças e adolescentes exemplificado -pela perda de hábitos ativos de integração entre corpo e mente - durante os períodos de isolamento. Ademais, maiores estudos precisam ser realizados a im de elencar evidências para reverter esse cenário negativo instaurado sob crianças e adolescentes que perdura até os dias atuais.

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Publicado

2022-11-16

Como Citar

Souza, E. C. P., Vargas, G. R., Lacerda, V. M. M. da S. ., Machado, B. F. M., Rabello, L. dos A., Santos, V. I. V. ., Gomes, G. O. ., Eliziario, M. H. R. B. ., Souza, L. M. ., Lima, B. R. L., & Lima, H. F. (2022). COVID-19: OS IMPACTOS DO ISOLAMENTO SOCIAL NA SAÚDE MENTAL E PSICOMOTORA DO PÚBLICO INFANTOJUVENIL. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 140–150. https://doi.org/10.51161/rems/3600

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