AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES SERVIDAS À ESCOLARES SEGUNDO OS PARÂMETROS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/3360Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Avaliação Nutricional, Planejamento de Cardápio, Programas e Políticas de Alimentação e NutriçãoResumo
Introdução: A qualidade da alimentação é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo dos indivíduos em desenvolvimento, por isso, este trabalho visa fazer um compilado dos estudos científicos que avaliaram a qua-lidade nutricional das refeições destinadas às crianças e aos adolescentes matriculados em escolas públicas, a fim de verificar se as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão sendo cumpridas. Metodologia: Realizou-se uma busca por artigos nas plataformas eletrônicas SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde, Periódicos Capes e no Google Acadêmico, publicados entre os anos de 2016 e 2020. Resultados e Discussão: O presente estudo evidencia que todas as refeições analisadas apresentaram inadequações nas quantidades de calorias, de macros e micronutrientes, as quais podem influir na assiduidade às aulas e no desempenho dos estu-dantes. Conclusão: Os cardápios praticados nas escolas devem sofrer alterações com vistas a conseguir equilibrar os nutrientes presentes nas refeições, promover a segurança alimentar e nutricional dos alunos, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, e efetivar os princípios, diretrizes e objetivos do programa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br