AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES SERVIDAS À ESCOLARES SEGUNDO OS PARÂMETROS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Yanna de Jesus Carneiro Universidade da Amazônia/Acadêmica
  • Cibele Maria de Araújo Rocha Centro Universitário Maurício de Nassau/Docente

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3360

Palavras-chave:

Alimentação Escolar, Avaliação Nutricional, Planejamento de Cardápio, Programas e Políticas de Alimentação e Nutrição

Resumo

Introdução: A qualidade da alimentação é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo dos indivíduos em desenvolvimento, por isso, este trabalho visa fazer um compilado dos estudos científicos que avaliaram a qua-lidade nutricional das refeições destinadas às crianças e aos adolescentes matriculados em escolas públicas, a fim de verificar se as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão sendo cumpridas. Metodologia: Realizou-se uma busca por artigos nas plataformas eletrônicas SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde, Periódicos Capes e no Google Acadêmico, publicados entre os anos de 2016 e 2020. Resultados e Discussão: O presente estudo evidencia que todas as refeições analisadas apresentaram inadequações nas quantidades de calorias, de macros e micronutrientes, as quais podem influir na assiduidade às aulas e no desempenho dos estu-dantes. Conclusão: Os cardápios praticados nas escolas devem sofrer alterações com vistas a conseguir equilibrar os nutrientes presentes nas refeições, promover a segurança alimentar e nutricional dos alunos, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, e efetivar os princípios, diretrizes e objetivos do programa.

Biografia do Autor

Yanna de Jesus Carneiro, Universidade da Amazônia/Acadêmica

Acadêmica do 8º período do curso de Nutrição da Universidade da Amazônia (Unama).

Cibele Maria de Araújo Rocha, Centro Universitário Maurício de Nassau/Docente

Doutoranda em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente do curso de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau. 

Downloads

Publicado

2022-05-07

Como Citar

de Jesus Carneiro, Y., & Maria de Araújo Rocha, C. (2022). AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES SERVIDAS À ESCOLARES SEGUNDO OS PARÂMETROS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: : UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 3(2). https://doi.org/10.51161/rems/3360

Edição

Seção

Artigos de Revisão