VIVÊNCIA DE UMA ENFERMEIRA COMO TUTORA À DISTÂNCIA DO PROJETO IMUNIZASUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Ana Lídia Coutinho dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3311

Palavras-chave:

ENFERMEIRA, EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, TUTORIA

Resumo

Introdução: A educação à distância (EAD) é uma modalidade de ensino que vem sendo impulsionada com o avanço de novas tecnologias de comunicação, e com o advento da internet tornou-se uma das tendências mais marcantes do milênio. O Projeto ImunizaSUS visa a capacitação dos profissionais de saúde nas ações de imunização na Atenção Primária à Saúde (APS) e sobretudo, fortalecer as políticas públicas de imunização nos territórios municipais. O projeto selecionou enfermeiros de todo o país com experiência em salas de vacinas e com habilidades em tecnologias digitais, para atuarem como Tutores EAD. O Tutor tem fundamental importância no processo ensino-aprendizagem, pois guiará o aluno na comunicação dentro do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), incentivando-os na busca de conhecimentos, além de motivá-los, através de feedbacks. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por uma profissional enfermeira durante sua atuação como Tutora no Projeto ImunizaSUS na modalidade EAD. Material e métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência onde uma enfermeira atuou como tutora em um projeto de capacitação para profissionais da saúde, utilizando o ensino à distância. Resultados: O curso apresenta-se em unidades temáticas, a partir de aulas, textos, testes, vídeos, podcasts, fóruns de discussão e projetos que aprimoram os conhecimentos dos alunos. As atividades propostas foram disponibilizadas exclusivamente no AVA, com estrutura assíncrona e momentos de intervenção síncrona. O aproveitamento dos alunos em relação ao desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes foi avaliado continuamente pelo tutor e de forma automática, por recursos da plataforma AVA. Os estudantes que permaneceram no curso foram certificados por alcançarem os requisitos mínimos das atividades propostas, participação nos fóruns de discussão e frequência de acesso à plataforma. Conclusão: As competências e habilidades da tutoria, foram estabelecidas a partir do desafio de realizar uma relação dialógica com os alunos. No contexto do Projeto ImunizaSUS, acredita-se que a EAD representou uma ferramenta pedagógica que viabilizou a qualificação de um número expressivo de profissionais da saúde, geograficamente distantes e sem possibilidades de mudanças em sua rotina diária. O Projeto contribuiu também para aquisição de novos conhecimentos em imunização e troca de experiências entre aluno e tutor.

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Santos, A. L. C. dos . (2022). VIVÊNCIA DE UMA ENFERMEIRA COMO TUTORA À DISTÂNCIA DO PROJETO IMUNIZASUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 364. https://doi.org/10.51161/rems/3311

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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