EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO AMBULATORIAL DE SAÚDE AO IDOSO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DIANTE DA PANDEMIA

Autores

  • Diane Vieira Carvalho
  • Silmara Moreira Alves Rufino

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3282

Palavras-chave:

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, PANDEMIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, TECNOLOGIA DIGITAL

Resumo

Introdução: A Pandemia Global que estamos vivenciando trouxe grandes desafios para os profissionais de saúde, desde a sua forma de transmissão, como cuidar do paciente acometido, como se autoproteger. Frente a este vírus feroz, fomos obrigados a manter o distanciamento social - uma nova forma de viver, trabalhar, interagir e se comunicar. Sabendo que os profissionais de saúde é a categoria que está mais exposta ao contágio pelo COVID-19, é fundamental concentrar esforços para a atualização do conhecimento, para que estes possam prestar toda a assistência aos seus pacientes e ao mesmo tempo garantir sua própria segurança. Sendo assim, foi necessária a adaptação dos profissionais de saúde que atendem nos serviços secundários de atenção à saúde do idoso, na forma de se expressarem e de se capacitarem. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo identificar a percepção dos profissionais do IPGG-JEM sobre o uso das ferramentas digitais na educação em saúde durante a pandemia. Material e métodos: Essa pesquisa tem abordagem quantitativa, de caráter descritivo exploratório, com intuito identificar a percepção dos profissionais sobre o uso das ferramentas digitais na educação em saúde, através de um questionário sobre educação em saúde. Este estudo foi realizado após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde, sob o parecer o nº: 4.397.039/2020 CAAE: 39068920.0.0000.5469 na cidade de São Paulo. Resultados: Observou-se que os profissionais compreendem a importância da educação permanente, e desempenharam esforços para ofertar educação em saúde para a população idosa do IPGG-JEM através das ferramentas digitais. Cada eixo apresentado nesta pesquisa nos permite aprofundamento em novas pesquisas, pois são assuntos de relevância para a sociedade, tendo em vista que a transição digital ganhou destaque na pandemia e permanecerá. Conclusão: Desta forma, se faz necessário investimento sobre educação digital, proteção de dados e uso consciente da poderosa ferramenta que temos em mãos, a tecnologia.

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Carvalho, D. V. ., & Rufino, S. M. A. . (2022). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO SERVIÇO AMBULATORIAL DE SAÚDE AO IDOSO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DIANTE DA PANDEMIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 335. https://doi.org/10.51161/rems/3282

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional