PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM CÂNCER ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA REGIÃO SUL DE MATO GROSSO

Autores

  • Claudinéia de Araújo Universidade Federal de Rondonópolis
  • José Spila Neto Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia
  • Alyna Araújo e Marcondes Universidade Federal de Rondonópolis
  • Juliana Helena Chavez Pavoni Universidade Federal de Rondonópolis
  • Paulo Gabriel da Silva Mota Universidade Federal de Rondonópolis
  • Franciane Rocha de Farias Universidade Federal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3137

Palavras-chave:

Neoplasias, Perfi l Epidemiológico, Serviço Hospitalar de Oncologia

Resumo

Introdução: O câncer é sabidamente um importante problema de saúde pública, e o conhecimento epidemiológico desta doença, desde seus aspectos etiológicos até os fatores prognósticos envolvidos em cada tipo específico de neoplasia é de fundamental importância. Objetivo: analisar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes atendidos em um serviço de referência no sul do estado de Mato Grosso. Material e Métodos: Avaliou-se 1297 prontuários. Para descrição das variáveis utilizou-se distribuição de frequência e regressão logística simples e múltipla com variância robusta. Os resultados foram apresentados na forma de odds ratio bruta e ajustada. Todas as variáveis que apresentaram p < 0,20 no modelo simples foram incluídas no modelo de regressão múltiplo ajustado por faixa etária, estratificado por sexo. Utilizou-se o teste de Hosmer-Lemeshow para avaliação da qualidade de ajuste do modelo múltiplo. Em todas as análises utilizou-se o nível de significância para o Teste de Wald de 5%. Resultados: A partir dos dados disponíveis, verificou-se que a maioria dos pacientes eram do sexo masculino, idosos, pretos/pardos e casados ou tinham união estável. A maioria dos prontuários não possuía informações sobre estilo de vida, estado nutricional, história familiar e comorbidades. Dentre os pacientes cujos prontuários traziam dados do estado nutricional, a maioria estava com baixo peso ou com excesso de peso. Com relação à caracterização do tumor, os mais frequentes foram próstata, mama, ginecológicos e colorretal. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, constatou-se que o perfil clínico epidemiológico é condizente com aquele relatado na literatura que contempla outras regiões do país. O conhecimento dessas características é necessário para implementar as estratégias de detecção precoce das neoplasias, os processos diagnósticos e ações de promoção de saúde.

 

Biografia do Autor

José Spila Neto, Núcleo de Terapia Especializada em Cancerologia

Especialização em Titulo de Especialista em CANCEROLOGIA pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, Brasil(2009)
Médico Cancerologista do OncoPrime - Centro de Tratamento do Câncer , Brasil

Alyna Araújo e Marcondes, Universidade Federal de Rondonópolis

Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil(2018)
Técnico Administrativo em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil

Juliana Helena Chavez Pavoni, Universidade Federal de Rondonópolis

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e em Bioquímica pela mesma universidade (2003). Mestre em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Doutora em Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/2010). Pós-Doutorado pela Univerisidade de São Paulo (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- 2010-2011). Realizou curso de aperfeiçoamento em moléstias infecciosas na Universidade de Yale - USA (2010). Atuou como professora adjunta nível I na Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Biomédicas, Área de Microbiologia, sub-área de Virologia de 2011 a 2013. Atualmente é professora associada nível II, na Universidade Federal de Rondonópolis onde atua como docente no curso de Medicina. Possui experiência em cultura celular, experimentação animal, biologia molecular, imunologia, microbiologia,virologia básica e molecular com ênfase em Flavivirus.

Paulo Gabriel da Silva Mota , Universidade Federal de Rondonópolis

Técnico em Química pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis. Acadêmico de Bacharelado em Medicina pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Franciane Rocha de Farias, Universidade Federal de Rondonópolis

Nutricionista, possui mestrado e doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é docente do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Rondonópolis, atuando nos módulos de Interação Comunitária e Abrangência das Ações de Saúde. Já ministrou e coordenou as disciplinas de Epidemiologia, Políticas Públicas de Saúde, Nutrição Social, Ética e Estágio Curricular em Nutrição Social no curso de Nutrição, da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Rio Paranaíba. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em saúde e nutrição de populações, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia nutricional, composição corporal e fatores de risco cardiometabólicos na adolescência.

Downloads

Publicado

2022-02-22

Como Citar

Araújo, C. de, Neto, J. S. ., Marcondes, A. A. e, Pavoni, J. H. C., Mota , P. G. da S., & Farias, F. R. de. (2022). PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM CÂNCER ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE REFERÊNCIA NA REGIÃO SUL DE MATO GROSSO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 3(1), 1–9. https://doi.org/10.51161/rems/3137

Edição

Seção

Artigos Originais