O PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA HOSPITALAR NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: ESTUDO EM UMA UNIDADE DA VI REGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Maria Kaline Ferreira de Sousa
  • Francisco Edmilson Dias Araújo

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/3000

Palavras-chave:

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, GESTÃO DA QUALIDADE, ORGANIZAÇÕES EM SAÚDE, UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA

Resumo

Introdução: A Gestão de Qualidade é um assunto de suma importância no mercado de trabalho. Abordar esse tema é falar de progresso, melhoria, planejamento e controle, uma melhoria contínua dos processos inseridos nas grandes, médias e pequenas instituições de diferentes âmbitos, nos serviços de saúde não é diferente, vemos constantemente instituições hospitalares em busca de melhorias em sua gestão. Este estudo teve como base um setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma unidade de saúde da VI região do estado  do Rio Grande do Norte, sendo possível aplicar com os profissionais desta equipe multidisciplinar uma pesquisa sobre o tema. Objetivos: o objetivo desta pesquisa foi analisar o papel da gestão hospitalar frente à qualidade dos serviços prestados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para isso propôs-se: discutir a importância do gestor em saúde e a gestão da equipe multiprofissional; identificar a importância do controle de suprimentos na UTI; avaliar atributos da qualidade na Unidade de Terapia Intensiva. Material e métodos: realizou-se uma pesquisa de natureza quali-quatitativa, por meio de um levantamento descritivo, com os profissionais do setor em questão, sendo disponibilizado um link rastreado para o questionário eletrônico da ferramenta Google Forms obtendo 30 respondentes de um total de 47 profissionais. Utilizaram-se como técnicas de análises dos dados: estatística descritiva e análise de conteúdo por categorização temática. Os dados foram organizados em gráficos, nuvem de palavras e categorias relacionadas com o Modelo Blocos de Construção de Zairi. Resultados: pode-se perceber que alguns aspectos do ambiente são considerados satisfatórios, mas os colaboradores não estão totalmente satisfeitos com a gestão do setor. Predominam as reclamações principalmente diante da percepção do profissional sobre estoque e disponibilização de insumos e a gestão está deixando a desejar quando o assunto é organização e qualidade acarretando numa insatisfação por parte da equipe podendo ser refletida no serviço prestado. Conclusão: desta forma, conclui-se que a capacitação dos profissionais que atuam na gestão é necessária para entender a importância de manter o setor organizado e o quadro de profissionais motivados, refletindo no atendimento prestado aos seus pacientes.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Sousa, M. K. F. de ., & Araújo, F. E. D. . (2021). O PAPEL DA GESTÃO PÚBLICA HOSPITALAR NA QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: ESTUDO EM UMA UNIDADE DA VI REGIÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 227. https://doi.org/10.51161/rems/3000

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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