EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES SOBRE COMPORTAMENTO SEGURO NO TRÂNSITO

Autores

  • Weslânia de Carvalho Paixão
  • Ana Clara Pinto Garcia
  • Francisco Gilberto Fernandes Pereira
  • Manoel José Clementino Da Silva Neto
  • Lays Lustosa Alcântara

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2981

Palavras-chave:

ADOLESCENTES, ACIDENTES DE TRÂNSITO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Resumo

Introdução: educar os adolescentes sobre o trânsito é uma forma de garantir que futuramente cresçam cidadãos mais conscientes, e posteriormente diminuir os altos índices de acidentes. Diante disso, fortalece-se a necessidade de desenvolver atividades ou programas de educação em saúde sobre o trânsito seguro de forma eficiente e clara para assegurar redução nos indicadores de morbidade e mortalidade por acidente. Objetivo: testar a eficácia de uma cartilha educativa em relação ao conhecimento para o comportamento seguro no trânsito por adolescentes. Material e método: tratou-se de um estudo quase-experimental do tipo antes-depois, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em uma Instituição de Ensino Federal localizada em uma cidade do semiárido piauiense. A amostra foi do tipo probabilística, correspondendo a um total de 69 estudantes adolescentes dos cursos existentes na instituição. Os participantes responderam a um questionário pré-teste com perguntas sobre seus conhecimentos sobre o trânsito, após isso receberam uma cartilha educativa, e 15 dias depois responderam um questionário pós-teste com as mesmas perguntas do primeiro, porém, alocadas de forma diferente. Os dados foram submetidos ao teste das mudanças de McNemar, com significância quando p<0,05. Resultados: Quanto à distribuição do perfil sócio escolar pode-se observar que 37 (53,6 %) são do sexo feminino, cuja média de idade foi de 16,5 (±0,9) anos, e 61 (88,4%) estudou a maior parte da vida em instituições públicas. No que se refere a eficácia da intervenção educativa, pode-se perceber que houve aumento nos escores de aprendizado em 21 dos 26 itens,  constatando-se significância estatística nos itens: 3 (p=0,00); 4 (p=0,02); 6 (p=0,01) – que tratam do conhecimento sobre trânsito seguro para pedestres; 17 (p=0,04) - motociclistas; 22 (p=0,03); e 26 (p=0,03) - motoristas. Conclusão: a cartilha educativa “EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO” se mostrou eficaz, obtendo valores estatisticamente significativos, e aumento no número real de acertos em quase todos os itens do questionário pós-teste. 

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Paixão, W. de C. ., Garcia, A. C. P. ., Pereira, F. G. F. ., Neto, M. J. C. D. S. ., & Alcântara, L. L. . (2021). EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES SOBRE COMPORTAMENTO SEGURO NO TRÂNSITO. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 213. https://doi.org/10.51161/rems/2981

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional