DESENHO DAS (OS) USUÁRIAS (OS) ACOLHIDAS (OS) NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II DE ARACATI-CES

Autores

  • Maria Alyne Lima dos Santos
  • Rachel Araujo de Matos
  • Mayk Ronnyele De Souza Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2961

Palavras-chave:

SAÚDE MENTAL, TRANSTORNOS MENTAIS, SISTEMA DE APOIO PSICOSSOCIAL

Resumo

Introdução: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são equipamentos estratégicos para a desinstitucionalização do cuidado em saúde mental, possuindo fundamental importância na promoção da autonomia das/os usuárias/os. Nesse espaço deve ser levado em conta as expressões da questão social, uma vez que são fatores que expressam o sofrimento mental, assim sendo necessário a identificação do perfil das pessoas para uma assistência qualificada. Objetivos: Identificar o perfil psicossocial das/os usuárias/os que buscaram atendimento no Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS) no período de março a dezembro de 2021. Material e métodos: O trabalho foi executado em duas etapas, sendo a primeira o levantamento dos prontuários das/os pacientes que foram acolhidas/os durante o período de março a dezembro de 2021 do CAPS II, contabilizando um total de 107 atendimentos, sendo anexados às informações em planilhas. Em um segundo momento, foram analisados todos os dados coletados para realizar a identificação das demandas e compreensão do público assistido. Este período foi escolhido devido ser o momento em que os residentes em Saúde Mental Coletiva tiveram contato com o serviço. Resultados: Com os dados coletados, compreendeu-se que o público mais acolhido foram as mulheres de cor parda. Quanto à escolaridade, prevaleceu o ensino fundamental incompleto. Referente às condições socioeconômicas, predominam a renda por benefícios governamentais. Quanto as demandas apresentadas, em primeiro a tentativa de suicídio, seguido de transtornos de ansiedade e quadro depressivo. Durante a análise foi desafiador compreender o real perfil social das/os usuárias/os, uma vez que algumas informações não eram preenchidas pelas/os profissionais do serviço, o que demonstra a dificuldade de perceberem os determinantes sociais da saúde (DSS) como fatores de proteção/risco para o sofrimento psíquico. Conclusão: Para que a assistência prestada seja eficaz, é imprescindível a identificação do perfil da população, de forma que as peculiaridades sejam consideradas, a fim de que estratégias possam ser traçadas e materializadas de forma direcionada para atenção integral à saúde mental. Para além disso, é necessário que mais estudos venham a ser incorporados na literatura, com finalidade de que os equipamentos e profissionais de saúde possam estar mais embasadas/os para com o cuidado com as/os usuárias/os.

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Santos, M. A. L. dos ., Matos, R. A. de ., & Oliveira, M. R. D. S. . (2021). DESENHO DAS (OS) USUÁRIAS (OS) ACOLHIDAS (OS) NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL II DE ARACATI-CES. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 195. https://doi.org/10.51161/rems/2961

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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