EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Sara Janai Corado Lopes
  • Ana Paula Bandeira Matos de Serpa Andrade
  • Débora dos Santos Gomes
  • Franderta Corado Lopes
  • Maria Dilce Wânia Rodrigues de Almeida do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2925

Palavras-chave:

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Resumo

Introdução: O modo de produzir saúde, no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF), precisa ser repensado.  O Agentes Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional integrante e dentro suas atribuições, cabe-lhe desenvolver atividades de promoção da saúde, prevenção de doenças e vigilância à saúde, por meio de ações educativas e visitas domiciliares a serem realizadas e implementadas junto às famílias acompanhadas. Investir na formação técnica e na valorização desses trabalhadores é sinônimo de fortalecimento da Estratégia Saúde da Família. Objetivo: Relatar a experiência de um trabalho de Educação Permanente em Saúde realizado com  ACS. Material e Métodos: O presente projeto foi realizado com 22 ACS vinculados a uma Unidade Básica de Saúde contendo duas equipes sendo zona urbana e rural. Foram realizados encontros semanais no primeiro mês, quinzenais durante 5 meses e mensais durante 4 meses, com duração de aproximadamente 3 horas e trinta minutos. Resultados: Durante a atuação de uma profissional Enfermeira programou a formação técnica desses profissionais em três etapas. A primeira contemplou todos os ACSs da EqSF incluindo zona urbana e rural, sendo um total de 22 ACS, onde foi trabalhado o eixo: Sou Acs, qual o meu papel ? , dentro desse eixo foram trabalhados quatros temas, sendo desenvolvido uma temática por semana, a segunda etapa foram trabalhados o eixo: Prevenção de doenças e vigilância à saúde com encontros quinzenais durante 4 meses onde abordava as doenças prevalentes do território e a vigilância em saúde , e o ultimo eixo ocorreu  durante 5 meses ocorrendo mensalmente  onde eram trabalhados o eixo: As Famílias e seus ciclos de vidas, cuidados individual e coletivo. Conclusão: Uma das atribuições do enfermeiro é  realizar EPS aos ACS, com vistas a qualificar o trabalho desses profissionais e propiciar as ferramentas que os auxiliem no seu cotidiano. Tratando-se do processo de trabalho do ACS, uma das suas atribuições se refere à realização de ações de Educação em Saúde, estas precisam de um conhecimento prévio das temáticas básicas trabalhadas.  Iniciativas de mudança dentro do cenário da Atenção Primária a Saúde devem ser aderidas como inovação, a EPS vem como proposta diferenciada, em busca de transformação. 

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Lopes, S. J. C. ., Andrade, A. P. B. M. de S. ., Gomes, D. dos S. ., Lopes, F. C. ., & Nascimento, M. D. W. R. de A. do . (2021). EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOS AGENTES COMUNITARIOS DE SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 160. https://doi.org/10.51161/rems/2925

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional

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