FATORES MOTIVACIONAIS NAS AULAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE FLORIANO-PI
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2829Palavras-chave:
EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO MÉDIO, MOTIVAÇÃOResumo
Introdução: A motivação, entretanto, é a causa de um comportamento. Uma força interior, impulso ou intenção que leva uma pessoa a fazer algo ou agir de certa forma. O adolescente por se apresentar em fase formação é necessário que seus responsáveis compreendam os estímulos que o motivam a aprender, pois a desmotivação pode interferir negativamente no processo de ensino e aprendizagem. Objetivos: Analisar os fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos quanto a participação dos alunos nas aulas práticas de Educação Física no Ensino Médio em uma escola da rede pública de Floriano- PI, verificar a predominância motivacional entre os gêneros masculino e feminino. Material e métodos: O estudo se caracteriza como pesquisa de campo de caráter quantitativo, transversal e explicativo. Realizada com alunos de ensino médio de ambos os gêneros na faixa etária de 14 a 20 anos. O instrumento é um questionário elaborado por Kobal, instrumento este que serve para verificar os fatores motivacionais referentes às aulas de Educação Física. Na análise os dados obtidos foram armazenados no programa Microsoft Excel®. Resultados: Com 46% o fator “faz parte do currículo” obteve o maior percentual em relação aos fatores extrínsecos com a predominância motivacional dos gêneros com 47% e 43% masculino e feminino respectivamente. Em relação aos fatores intrínsecos “gosto de atividades física” obteve o maior percentual 49% sendo a predominância motivacional dos gêneros com 53% e 45% masculino e feminino respectivamente. Conclusão: Dessa forma conclui-se que os motivos que apresentaram maiores percentuais foram “faz parte do currículo” e “gosto de atividades física”. Sendo assim, isso expõe os fatores que foram mais preponderantes, e isso não tem a ver com a ação direta do professor e sim, mas por parte do aluno, diante disso não descarta a significância motivacional do docente nas aulas, pois o professor é o principal agente motivador. Em função do exposto é indicado que outros estudos possam dar sequência, onde pode-se aumentar o número de escolas pesquisadas, assim como número de alunos, bem como ampliar os objetivos.
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