UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS COMO MEIO DE DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2819Palavras-chave:
INFORMAÇÃO, SAÚDE, PREVENÇÃO, MÍDIAS DIGITAISResumo
Introdução: Nas últimas décadas, com o avanço do acesso à internet através dos celulares, as buscas sobre conteúdos na área de saúde e doenças têm sido mais frequentes, principalmente durante o período de pandemia da COVID-19. No entanto, a facilidade de disseminação das informações e amplo alcance das mesmas, podem ocasionar impactos negativos, quando não têm base científica e credibilidade. Objetivos: Promover a divulgação de informações em saúde pública, e consequente mudança de comportamento através da informação com linguagem de fácil entendimento, através das mídias digitais (Instagram e Facebook) no período de abril a novembro/2021. Este trabalho é um relato de experiência, realizado a partir da execução do projeto de extensão “Utilização das mídias sociais como meio de disseminação da informação em saúde e prevenção de doenças” aprovado pela Universidade Federal do Pará. Material e métodos: Foram realizadas reuniões virtuais semanais para definir as doenças de interesse na área de saúde pública e metodologias (material visual, enquetes ou realização de lives) mais adequadas para disseminação da informação ao público, assim como a linguagem para facilitar o entendimento. O material foi divulgado nas mídias digitais (Instagram - @infosaude_ufpa e Facebook). Resultados: A quantidade de publicações no período foi de 25, postadas na mídia digital Instagram, no período de abril a novembro de 2021. As métricas do aplicativo indicam que período 29.08.2021 a 26.11.2021, foram alcançadas 155 contas (81 seguidores e 74 não seguidores), com decrescimento de 16,3% em relação ao período 31.05.2021 – 28.08.2021. E ainda, que as postagens e stories foram visualizadas 1.871 vezes (impressões), havendo um aumento de 38% em relação ao período de 31.05.2021 a 28.08.2021. As publicações tiveram maior alcance para o público do Brasil (94%), da cidade de Castanhal/PA (31,3%), gênero feminino (78,5%), na faixa etária de 25 a 34 anos (42,5%). Conclusão: Considerando os resultados parciais apresentados, concluímos que o projeto vem cumprindo com seu papel extensionista, promovendo a divulgação de informações em saúde pública para a comunidade, através das mídias digitais, incentivando a mudança de comportamento através da informação.
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