PROJETO DE INTERVENÇÃO NA UNIDADE DE SAÚDE CALÁBRIA LOCALIZADA EM PORTO ALEGRE/RS - FICHA DE VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE MELHORA DA ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.

Autores

  • Bianca Fantin de Souza
  • Juliana Miola
  • Nanci Goulart Teixeira
  • Elisabeth Heineck de Souza
  • Alexandre Minelli Böckmann

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2784

Palavras-chave:

FICHA DE VISITA DOMICILIAR, VISITA DOMICILIAR, UNIDADE DE SAÚDE

Resumo

Introdução: O presente projeto de intervenção visa a estruturação de uma ficha de visita domiciliar na Unidade de Saúde Calábria localizada na zona sul do Município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. A organização do instrumento de visita domiciliar visa à melhora da articulação do cuidado da equipe frente às necessidades dos pacientes domiciliados, que geralmente apresentam maior complexidade, à melhora do vínculo com o usuário e ao aumento da chance de resolução das condições de saúde dos pacientes. Objetivo: Desenvolver ferramenta de auxílio à decisão clínica no acompanhamento de pacientes domiciliados. Material e Métodos: Elaboração de ficha de visita domiciliar através das diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde. A avaliação da ferramenta desenvolvida será realizada pela própria equipe de saúde; sugestões e modificações propostas pela equipe serão adicionadas em avaliações periódicas realizadas pelos membros da equipe de saúde. O uso da ferramenta para acompanhamento dos pacientes domiciliados será organizada através da capacitação da equipe previamente. Resultados. Melhora da assistência fornecida aos pacientes que necessitam de visita domiciliar através da unificação das informações para todos os profissionais da equipe da US Calábria através da ferramenta de visita domiciliar. Além disso, espera-se facilitar o plano terapêutico singular de cada um dos pacientes atendidos, permitindo a compreensão das singularidades dos pacientes proporcionando cuidado integral. Conclusão: A organização de ferramentas para potencializar a visita domiciliar frente aos pacientes mostra-se como um importante qualificador do atendimento da Atenção Primária em Saúde. Dessa maneira, a formulação de uma ferramenta de visita domiciliar é relevante e deve ser incentivada no ambiente de Atenção Primária.

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Souza, B. F. de ., Miola, J. ., Teixeira, N. G. ., Souza, E. H. de, & Böckmann, A. M. . (2021). PROJETO DE INTERVENÇÃO NA UNIDADE DE SAÚDE CALÁBRIA LOCALIZADA EM PORTO ALEGRE/RS - FICHA DE VISITA DOMICILIAR COMO INSTRUMENTO DE MELHORA DA ASSISTÊNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 31. https://doi.org/10.51161/rems/2784

Edição

Seção

I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional