DESENVOLVIMENTO TEMÁTICO SOBRE EDUCAÇÃO E COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2767Palavras-chave:
COVID-19, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE COLETIVAResumo
Introdução: Os estudos que relacionam a educação e a COVID-19 apresentam temas emergentes, muitas vezes publicados em preprint, mesmo em periódicos de alto impacto, fato que demonstra a urgência das discussões. Objetivo: O presente estudo tem por objetivo descrever os temas da pesquisa de alto impacto (IF), indexados na base de dados Web of Science (WoS), presentes no Journal Citations Report (JCR), que relacionam educação e COVID-19 entre janeiro de 2020 e agosto de 2021. Material e métodos: Para tanto, foi realizada uma recuperação de dados, na base de dados centralizada WoS, por artigos que relacionem educação e COVID-19 no campo da pesquisa educacional. Analisamos esses artigos através da cientometria, criando mapas da ciência e rede temática para categorizar os 607 estudos encontrados. Realizamos a categorização por internacionalização em múltiplos países na publicação (MCP), único país em publicação (SCP), collaboration index, distribuição de frequência, amplitude e força dos temas presentes nos estudos. Resultados: Como resultados emergem dos temas analisados quatro categorias: os artigos com temáticas consolidadas, que apresentam os principais temas do campo de pesquisa; os artigos com temáticas emergentes, que apresentam estudos que levantam novos temas; os artigos de média dispersão que buscam especializar o campo do conhecimento e; os artigos fragmentados, que tem uma alta dispersão de temas, apresentando uma miríade de possibilidades de pesquisa. Conclusão: O campo de estudos recortado na relação entre COVID-19 e educação é disperso, com uma grande quantidade de temas e autorias com poucas publicações. Uma pequena quantidade de temas, categorizados como consolidados, preenche boa parte dos estudos. Os temas categorizados como emergentes, agregam novas possibilidades de estudos, com temáticas mais internacionalizadas, que reúnem desde ações governamentais, as questões tecnológicas e institucionais que dizem respeito a educação na pandemia. Os artigos categorizados como de média dispersão, apresentam especialização de temas emergentes e consolidados que, de acordo com as dinâmicas de produção do conhecimento científica podem vir a desaparecer ou mudar de categoria. A maior parte dos temas se encontra nos estudos de alta dispersão, que reúnem vários campos do conhecimento, com diversos padrões de difícil categorização.
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