MÍDIAS DIGITAIS E COMUNICAÇÃO DO PET-SAÚDE NA PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2558Palavras-chave:
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, CORONAVÍRUSResumo
Introdução: o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), tem como conjuntura a educação através do trabalho, como forma de reorientar as práticas profissionais. Em sua nova edição, inclui a temática Interprofissionalidade, onde aponta caminhos para uma educação interprofissional. No ano de 2020, surge no mundo um surto de infecção pelo novo coronavírus conhecido como SARS -CoV-2 ou mais comumente, como Coronavírus Disease 2019 (COVID-19), sendo então caracterizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como pandemia. A principal recomendação dessa organização, é que a sociedade mantenha-se em isolamento social para a diminuição dos casos, incluindo a paralisação de escolas e faculdades, o que culminou, por sua vez, na interrupção temporária de projetos como o PET-Saúde. Entretanto, tornou-se imprescindível a readequação do projeto, para atingir os moldes da educação em saúde. Objetivo: relatar a experiência das acadêmicas participantes do PET-Saúde/Interprofissionalidade de uma universidade pública do nordeste brasileiro, através da utilização de recursos digitais. Material e Método: trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, que refere-se a vivência das monitoras, obtido através do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde Interprofissional (PET-SAÚDE) de uma universidade do nordeste brasileiro, durante os meses de março à outubro, de 2020. Nesse período, as discentes encontraram meios para disseminar conhecimento baseado na educação em saúde através das mídias digitais, dos quais eram avaliados por comissão julgadora do projeto. Resultados: o projeto foi inicialmente delineado em grupos tutoriais, entre eles, o da Territorialização no qual as discentes fazem parte e é baseado nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa forma, as ações a serem desenvolvidas, devem contemplar os determinantes e condicionantes de saúde. Entretanto, com a necessidade de manter o isolamento social a fim de controlar a pandemia do coronavírus, as discentes buscaram utilizar as mídias sociais, através do Instagram para compartilhar conhecimento com a população baseando-se em temáticas comumente abordadas na atenção básica, conforme as datas de saúde. Conclusão: apesar da impossibilidade da realização de ações presenciais nas unidades básicas de saúde, este foi um meio de levar a educação em saúde de forma interativa e tecnológica.
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