ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO ALTERNATIVO COM CANNABIS MEDICINAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER.

Autores

  • Maria Eduarda Basso Monteiro
  • Fátima Aparecida Ferreira Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2542

Palavras-chave:

ENFERMAGEM, DOENÇA DE ALZHEIMER, CANNABIS MEDICINAL, ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE

Resumo

Introdução: A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurodegenerativa progressiva, a qual pode levar o paciente a um estado de dependência total e incapacitação devido à deterioração das funções cognitivas, em especial a memória, ao comprometimento da capacidade de desempenhar atividades da vida diária e à ocorrência de distúrbios comportamentais e de sintomas neuropsiquiátricos. Neste contexto o Enfermeiro pela sua formação especifica, pode atuar como orientador/educador, e privilegiando as orientações relacionadas ao tratamento com Cannabis Medicinal, bem como prestar assistência ao paciente e família. Objetivo: Atuação do Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família no tratamento alternativo com Cannabis Medicinal na doença de Alzheimer, e ressaltar as propriedades medicinais da Cannabis, esclarecer o funcionamento do sistema endocanabinoide, dando enfoque na atuação do Enfermeiro, propor um modelo de fluxograma para os Enfermeiros, orientando a família sobre o tratamento alternativo, com Cannabis Medicinal. Material e Método: Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter descritivo com análise qualitativa.  Para o levantamento de dados foram utilizadas as bases de dados Scielo e PudMed com critério de inclusão: artigos originais, publicações em português, inglês e espanhol, disponível na integra online, período de pesquisa de março a setembro de 2021. A amostra foi constituída de 15 artigos. Resultados: Nesse contexto analisamos que o Enfermeiro da ESF tem condições/conhecimento científico sobre o tratamento alternativo, e diante disso 26,6% dos artigos analisados falam que a atuação do Enfermeiro é fundamental, 40% dos artigos analisados falam que o tratamento alternativo com Cannabis Medicinal é algo promissor. Diante foi proposto um fluxograma evidenciando a atuação do Enfermeiro que durante a visita domiciliar pode informar a família sobre o tratamento, informando sobre as possíveis melhoras nas atividades de vida diária do cliente.  Conclusão: As evidências sobre o tratamento com Cannabis, ressalta que o tratamento vem sendo cada dia mais promissor no âmbito medicinal, trazendo inúmeros benefícios para doenças neurológicas, como Alzheimer, e que o Enfermeiro tem papel fundamental como educador e orientador familiar, pois durante as visitas domiciliares existe uma relação de confiança entre o Enfermeiro–paciente–família.

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Monteiro, M. E. B. ., & Barbosa, F. A. F. . (2021). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO ALTERNATIVO COM CANNABIS MEDICINAL NA DOENÇA DE ALZHEIMER. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 108. https://doi.org/10.51161/rems/2542

Edição

Seção

II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.