INSERÇÃO DAS PICS NO PROCESSO DE ENSINO

PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS

Autores

  • Barbara Souza Serafini
  • Claudete Moreschi

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2541

Palavras-chave:

PICS, ACADÊMICOS, ENSINO

Resumo

Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) abrangem o fortalecimento do vínculo, a comunicação e o cuidado que ultrapassa as culturas e as práticas profissionais, promovendo a humanização do cuidado em enfermagem, prevalecendo à autonomia e protagonismo daqueles que utilizam desse método. As PICS fazem parte de um processo educativo, de cunho interdisciplinar, político e científico, promovendo ao acadêmico a interação deste com a sociedade, orientado a fim de alcançar um objetivo em comum, fortalecendo os sistemas de saúde Adquirir conhecimentos que forneçam embasamento científico, viabilizam a oferta de ações e serviços na enfermagem, inovando o pensamento crítico em saúde. Apesar do aumento do uso e do estudo das PICS a disciplina ainda não é obrigatória e sim eletiva, e em universidades a disciplina ainda não é ofertada. Objetivos: Compreender a percepção de acadêmicos de enfermagem frente às práticas integrativas e complementares inseridas no processo de ensino. Material e Métodos: Estudo descritivo-exploratório, qualitativo, desenvolvido com acadêmicos do curso de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Participaram da coleta de dados 25 acadêmicos do curso de enfermagem, através de entrevista semiestruturada, que cursaram ou não a disciplina de PICS. Resultados: Os saberes acadêmicos diferenciam-se entre a disciplina já cursada, apresentando embasamento e propriedade nas respostas, reconhecendo a importâncias das PICS, e quais utilizaram durante sua vivência, abordando os aspectos positivos e negativos das vivências. Nota-se a escassez de conhecimento e informação daqueles que ainda não cursaram, mas que desejam vivenciar. Evidenciam-se grandes contribuições do estudo para a enfermagem, onde se podem proporcionar momentos de questionamentos e reflexões a cerca das PICS e suas abrangências no processo de ensino, trazendo resultados da visão de um futuro profissional reconhecedor de alternativas de tratamento ampliadas para prestar o melhor cuidado ao paciente. Conclusão: A importância de ampliar os estudos e discussões sobre o tema para que as PICS sejam percebidas, valorizadas e ampliadas no processo de ensino, colaborando assim para a formação de profissionais humanizados, autônomos em sua prática de cuidado, fornecendo outros caminhos como medida terapêutica aos seus pacientes.

Publicado

2021-11-26

Como Citar

Serafini , B. S. ., & Moreschi, C. . (2021). INSERÇÃO DAS PICS NO PROCESSO DE ENSINO: PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 107. https://doi.org/10.51161/rems/2541

Edição

Seção

II Congresso Nacional Multidisciplinar em Enfermagem On-line

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