PROCEDIMENTO DE DESENHOS TEMÁTICOS NO CONTEXTO ONLINE: POSSIBILIDADE DE ACOLHIMENTO JUNTO A JOVENS PLAYERS
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2258Palavras-chave:
DESENHOS TEMÁTICOS, GRUPOS, ATENDIMENTO ONLINE, PANDEMIAResumo
Introdução: O procedimento de Desenhos Temáticos D-T é uma forma derivada dos Desenhos-Estórias. O procedimento visa compreensão globalizada do indivíduo trazendo clareza a questões que não se desgarram do contexto das experiências coletivas. Sua larga utilização, inclusive no cenário pandêmico que se instalou no mundo, reitera sua inerente fecundidade compreensiva e pode ser base para intervenções. Objetivo: Compreender as questões emocionais e expectativas de um grupo de jovens players a respeito do momento atual de suas vivências a partir da aplicação do Procedimento de Desenhos Temáticos realizado de forma remota. Metodologia: Estudo qualitativo realizado a um grupo psicológico-interventivo, por 6 semanas, em encontros no formato online. Para este estudo apresentou-se o material produzido por 6 participantes, do sexo masculino, entre 16 e 23 anos. Resultados: A partir dos D-T e das discussões promovidas, foi possível traçar 4 temas que mediaram os encontros. Foram 'Incomprensão da sociedade e da família a respeito do mundo dos jogos'; 'Identidade aderida ao papel de jogador'; 'O custo da sobrecarga e dedicação'; e, 'Diferenças nas faixas etárias, posturas e opiniões sobre a vida'. Como mediadores dos encontros seguintes, os eixos temáticos possibilitaram a explanação de questões da constituição do coletivo que se inserem enquanto jogadores; das angústias diante da pandemia de Covid-19, e, reflexões sobre a possibilidade de desenvolvimento enquanto grupos e indivíduos. Conclusão: Como possibilidade mais segura diante da pandemia, o atendimento online apresentou-se como saída visando acolhimento a indivíduos e grupos. Nesse cenário, o Procedimento de D-T aliou-se como recurso para atender a demanda social emergente. Neste trabalho foi possível perceber que o grupo de jovens players foram beneficiados quando puderam encontrar espaço de escuta e acolhimento de suas questões.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br