INFLIGÊNCIA DA SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKA SOBRE A FUNCIONALIDADE E DEFICIÊNCIA: ESTUDO QUALITATIVO EM CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/2152Palavras-chave:
CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE INCAPACIDADE, DEFICIÊNCIA, MICROCEFALIA, SÍNDROME CONGÊNITA DO ZIKAResumo
Introdução: A Síndrome Congênita do Zika – grave sintomatologia que mobilizou esforços específicos contínuos da comunidade científica para compreender os seus mecanismos e tentar estabelecer medidas de desfecho definindo o que deve ser verificado e relatado nos ensaios dessa área – constitui uma nova condição de saúde, advinda do surto do vírus Zika no Brasil no início do ano 2015. É caracterizada por um conjunto de anormalidades que implicam em desproporção craniofacial, irritabilidade, espasticidade, convulsões, dificuldades alimentares, anormalidades oculares e perda auditiva, tendo a microcefalia como manifestação de maior destaque. Objetivo: Preambular experiência do uso da Galeria Ilustrada da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) como auxílio para coleta de dados qualitativos em pesquisa sobre funcionalidade e incapacidade em crianças com Síndrome congênita do Zika. Material e métodos: Foram construídos três instrumentos visuais baseados na versão resumida da Classificação Internacional de Incapacidade e Funcionalidade em Saúde e aplicados com 32 pais de crianças com diagnóstico confirmado da Síndrome congênita do Zika. As imagens da galeria ilustrada foram capturadas nas áreas de atividade e participação, função corporal e fatores ambientais para facilitar explicações detalhadas da resposta da entrevista. Resultados: Através de uma melhor compreensão do conceito da Classificação Internacional de Incapacidade e Função de Saúde, o instrumento visual permitiu que os participantes da pesquisa conduzissem um processo de entrevista dinâmico, compreensível e espontâneo, permitindo assim que os pesquisadores compreendessem o estado de saúde dos filhos do entrevistado. Conclusão: Ferramentas visuais, incluindo galerias de ilustrações, podem ser usadas para ajudar a coletar dados em pesquisas qualitativas envolvendo classificações internacionais de funcionalidade, deficiência e saúde.
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