APROVAÇÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS PARA EXPANSÃO DA MINERAÇÃO DE LÍTIO NO BRASIL E FALTA DE INFORMAÇÕES SOBRE IMPACTOS À SAÚDE HUMANA.

Autores

  • Hellen Silveira
  • Kellana dos Santos Silva
  • Jainara Gonçalves Camelo Barbosa
  • Joyce Vanessa da Silva Fonseca
  • Claudia Maria Liba

Palavras-chave:

lítio, mineração, saúde humana

Resumo

Introdução: Durante a COP 21, tornou-se consenso a necessidade de impedir o aumento da temperatura em até 2°C para conter os impactos do aquecimento global. É imprescindível pesquisar fontes energéticas e nesse cenário o lítio é considerado a melhor alternativa aos combustíveis fósseis, com enorme crescimento do setor de mineração. Lítio faz parte dos elementos críticos de energia, graças à eficiência, produção, capacidade, transmissão, armazenamento ou conservação de energia limpa. Investimentos nesse setor alteraram o cenário de mineração no mundo. No Brasil o setor conta com facilidades devido as alterações na legislação ambiental, que aceleraram o estudo de impacto ambiental. Assim, investimentos de grande peso já iniciaram atividades de mineração de lítio no Brasil. Objetivos: Levantar literatura sobre possíveis impactos à saúde humana em áreas de mineração de lítio. Material e Métodos: Busca de artigos disponibilizados via Portal CAPES, acerca da exposição à mineração e exposição ocupacional ao lítio. Resultados: A literatura apontou que o consumo médio de lítio nas refeições varia entre 348–1560 μg/dia, e já se observou relação inversa entre níveis aumentados de lítio na água do abastecimento público e diminuição de suicídios, homicídios e demência na população. Entretanto, concentrações próximas a 15mg/L Li no sangue levam o indivíduo a confusão mental e promovem alterações da fala; doses de 20mg/L Li podem ser fatais. Mulheres que vivem em áreas próximas a mineração mostraram alterações na tireoide; em gestantes há relação inversa entre a quantidade de lítio no sangue materno na gravidez e tamanho do recém-nascido; o lítio também parece atravessar a placenta e em áreas de mineração já se observou aumento do tamanho dos telômeros dos leucócitos maternos. Conclusão: Com a mudança na legislação ambiental empreendimentos de grande porte têm se estabelecido em Minas Gerais, com a justificativa do desenvolvimento econômico para a região. No entanto, não há estudos conclusivos acerca da exposição ambiental de lítio, e diversas companhias já possuem a planta instalada com licença para operar. É imprescindível avaliar a qualidade da saúde da população e identificar aspectos ambientais que possam implicar em risco para a saúde humana em áreas de mineração de lítio.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Silveira, H. ., dos Santos Silva, K. ., Gonçalves Camelo Barbosa, J. ., da Silva Fonseca, J. V. ., & Liba, C. M. . (2020). APROVAÇÃO DE LICENÇAS AMBIENTAIS PARA EXPANSÃO DA MINERAÇÃO DE LÍTIO NO BRASIL E FALTA DE INFORMAÇÕES SOBRE IMPACTOS À SAÚDE HUMANA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(2), 39. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/214