PREVISÃO ESTATÍSTICA E COMPARAÇÃO DE DADOS DA MORTALIDADE POR COVID-19 NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS

Autores

  • Camille Schmidt de Proença Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz
  • Carla Adriana Pizarro Schmidt UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.51161/rems/2093

Palavras-chave:

Séries Temporais, Pandemia, Coronavírus

Resumo

A utilidade da modelagem é permitir a construção diária de uma previsão confiável para a evolução das doenças, bem como, acompanhar o desenvolvimento dos fenômenos; armazenando o estudo histórico das ocorrências, em relação às ações de contenção utilizadas naquele dado momento. Uma pandemia ocasionada por um tipo específico de coronavírus abalou o mundo em 2020­2021, sendo que o presente estudo se propôs a realizar uma análise estatística comparativa de dados do número de mortes confirmadas quinzenalmente, ocasionadas pela COVID­19, em valores corrigidos por milhão de habitantes, coletados entre outubro de 2020 e maio de 2021, construir e apresentar modelos capazes de se ajustar às séries temporais de valores e oferecer uma previsão estatística do cenário para alguns dias no Brasil e Estados Unidos da América (EUA). Os modelos foram desenvolvidos sendo que para o Brasil o melhor ajuste foi de um modelo ARIMA (2,2,3) e para os EUA um modelo de suavização exponencial de Holt Winters aditivo. A tendência foi de queda nos valores, sendo que no Brasil a redução prevista em média iria de 145 a 109 e para os EUA de 27 para 25, ao longo dos 21 dias analisados, mostrando que a previsão apresentada para a situação da COVID­19 no Brasil, no momento da realização deste estudo foi mais grave, podendo no decorrer do tempo, mesmo com uma população menor que a americana acumular mais mortes, o que é preocupante para o histórico de enfrentamento dessa enfermidade em nosso país.

Biografia do Autor

Camille Schmidt de Proença, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Graduanda do segundo período curso de Medicina da FAG - Faculdade Assis Gurgacz na cidade de Cascavel-PR, na qual é membro da Liga Acadêmica de Carreira Médica e Investimentos (LACMI).

Carla Adriana Pizarro Schmidt, UTFPR

Graduada em Agronomia (1992), Mestre em Ciências de Alimentos (1997) e Doutora em Agronomia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Tecnologia de Sementes e Administração Rural. Atualmente é professora efetiva 40 horas em regime de dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Medianeira-PR, estando lotada no curso de Engenharia de Produção junto ao Departamento de Administração e Produção. Atua como professora convidada do mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR - Campus Pato Branco (2010) e professora permanente do mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio da UTFPR - Campus Medianeira (2015). Possui experiência nas áreas de Engenharia, Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Processos de Produção Agroindustrial e Gestão Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Alimentos, Gestão Ambiental em Municípios, Estudos em diversas áreas do Processamento Agroindustrial com foco em Modelagem, Previsão de Demanda e Controle Estatístico de Processos.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

Proença, C. S. de, & Schmidt, C. A. P. (2021). PREVISÃO ESTATÍSTICA E COMPARAÇÃO DE DADOS DA MORTALIDADE POR COVID-19 NO BRASIL E ESTADOS UNIDOS. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 2(4), 1–14. https://doi.org/10.51161/rems/2093

Edição

Seção

Artigos Originais