A SALA DE ESPERA ENQUANTO ESPAÇO DE ESCUTA AOS USUÁRIOS E DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA.

Autores

  • Kíssia Souza da Paixão
  • Isana Kelly Pereira da Cruz de Araújo
  • Danisléa Moraes de Jesus
  • Kézia Santos de Oliveira

Palavras-chave:

Acolhimento, Fonoaudiologia, Promoção da saúde, Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo

Introdução: A sala de espera de um serviço de saúde pressupõe um espaço de interação bidirecional, com fluxo de comunicação entre usuários e profissionais. Nesse ínterim, existem diversas formas de maximizar essa relação, como as práticas de promoção em saúde. O estabelecimento dessa relação propicia um espaço de escuta qualificada que exerce importância no acolhimento e respeito aos usuários e suas demandas, em consonância com a Política de Humanização em Saúde. Objetivo: Descrever a experiência vivida por estagiárias de numa clínica-escola ocorrida na sala de espera e inferir sobre a importância da escuta qualificada na promoção à saúde. Material e métodos: As práticas foram desenvolvidas na clínica-escola do curso de Fonoaudiologia realizadas a partir de ações de promoção em saúde conduzidas por estagiários de um Projeto de Extensão. Foram utilizados materiais audiovisuais, cartazes ou jogos produzidos pelas estagiárias como disparadores para uma perspectiva dialógica, com o objetivo de discutir e acolher os anseios dos usuários. Dessarte, as práticas tiveram a participação de estagiários, profissionais, pacientes e acompanhantes. Resultados: Observou-se uma necessidade intensa de fala, escuta e acolhimento por parte da comunidade, com o uso de metodologias ativas na condução das ações contribuindo para a adesão aos diversos temas propostos, como: “Vida e voz”, “Setembro amarelo” e “Reflexão sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea e os entraves encontrados pelas mães em um serviço de Fonoaudiologia”. Foi constatado que a escuta vai além do falado, propiciando exteriorização de sentimentos, com a prática em consonância com os pressupostos dos determinantes sociais, perspectiva biopsicossocial da saúde, promovendo um espaço para a clínica. Conclusão: Entende-se que a sala de espera quando utilizada como um ambiente para realização de ações de saúde torna-se um dispositivo aliado a escuta qualificada. Assim, a vivência da sala de espera é fortemente compatível e possui grande sintonia com os princípios do SUS, bem como a promoção da saúde. Consequentemente, há evidências para que esse dispositivo seja amplamente estudado e empregado em diversos espaços que não somente a atenção básica, mas também aos serviços de atenção especializada.

Publicado

2020-07-01

Como Citar

Souza da Paixão, K. ., Pereira da Cruz de Araújo, I. K., Moraes de Jesus, D. ., & Santos de Oliveira, K. . (2020). A SALA DE ESPERA ENQUANTO ESPAÇO DE ESCUTA AOS USUÁRIOS E DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA CLÍNICA-ESCOLA DE FONOAUDIOLOGIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 1(2), 20. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rems/article/view/172