AÇÕES PSICOEDUCATIVAS DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA COVID-19 EM UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1675Palavras-chave:
CIBERESPAÇO, ENSINO, PSICOEDUCAÇÃOResumo
Introdução: O presente trabalho origina-se da prática docente em um curso de graduação em Psicologia, na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará (Brasil) no semestre 2020.2, período em que foi necessária a ampliação de realizações de ações e intervenções remotas, devido a pandemia COVID-19. Nesse período, era presente a inquietação de como ações que anteriormente eram realizadas de modo presencial passariam a serem realizadas de modo remoto. Neste trabalho são apresentados os conteúdos das ações psicoeducativas referentes a disciplina intitulada de “Optativa de Ênfase IV”; nessa disciplina, integrante da Ênfase “Psicologia, Instituições e Culturas”, os(as) alunos(as) devem elaborar e realizar ações interventivas que reflitam articulações teórico-práticas relevantes para o exercício da profissão de psicólogo(a) e que os(as) estudantes devem se aproximar dessas práticas, mediante orientação e acompanhamento docente. Objetivos: Desse modo, objetivou-se descrever as ações exitosas realizadas nesse período, levando em consideração terem sido iniciativas que contaram bastante com autonomia e autoria dos(as) estudantes de graduação em Psicologia. Material e Métodos: Foram analisados os 22 (vinte e dois) relatórios produzidos na disciplina, que foram arquivados em formulário online. Os(as) estudantes que cursaram a disciplina também foram convidados(as) a escreverem reflexões acerca de como foi a experiência de realizarem as ações psicoeducativas, também gerando mais dados para análise qualitativa dos dados. Resultados: Como resultados, foram definidas categorias que definem as experiências presentes nas práticas dessas ações psicoeducativas: 1) Adaptação ao ciberespaço para realizações de ações; 2) Elaborações de ações interventivas relevantes; 3) Êxitos nas inserções no ciberespaço como possibilidade de ambiente reflexivo, dialógico e interventivo. Conclusões: Sendo assim, este trabalho sinaliza para caminhos a serem ampliados acerca de ações e intervenções realizadas remotamente pelos saberes científicos psicológicos, como recursos para alcançar e beneficiar mais pessoas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br