O DESENVOLVIMENTO DA AUTOESTIMA NA INFÂNCIA: A RELAÇÃO DA BAIXA AUTOESTIMA COM A DIFICULDADE ESCOLAR.
DOI:
https://doi.org/10.51161/rems/1669Palavras-chave:
AUTOESTIMA, DIFICULDADE ESCOLAR, INFÂNCIAResumo
Introdução: O presente trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa-quantitativa sobre o desenvolvimento da autoestima em crianças entre 7 à 11 anos de idade. Objetivo: O objetivo consiste em pesquisar se existe uma relação da baixa autoestima com a dificuldade escolar. Material e Métodos: Jogo "Sou ou não Sou", charges da turma da Mônica e Charlie Brown. Foi realizado um questionário, do jogo "Sou ou não Sou", sobre características positivas e negativas, com 52 crianças pertencentes ao contra-turno da Escola Vicente Rodrigues Monteiro em Jataizinho- PR, ao qual foram selecionadas um número de 18 alunos que apresentaram um índice de respostas negativas considerado alto. Posteriormente, foi executado uma outra atividade, um novo questionário relacionado a três histórias em quadrinhos referentes a questões do cotidiano e com o tema principal voltado para a autoestima da criança e o olhar do outro. Ao finalizar as duas etapas de coleta de dados, foi aplicada a dinâmica do baú com espelho como encerramento, ao qual possui como objetivo trabalhar a autoestima, confiança, sentimento de pertencimento e valor. Resultados: Os dados coletados na pesquisa mostraram que das 52 crianças, apenas 34,6% apresentaram baixa autoestima de acordo com o conceito avaliar da ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso). Outro dado obtido na pesquisa foi que as crianças mais novas, com 7 anos, apresentam mais características negativas sobre si mesma, comparada com as de 11 anos, expondo a relevância da relação com o outro para a constituição da sua imagem e autoestima. Conclusão: Pode-se concluir, portanto, que nem toda a criança que apresenta baixa autoestima, possui dificuldade escolar e que o maior índice de características negativas encontra-se nas crianças mais novas.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo desta revista foi migrado para https://editoraintegrar.com.br